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O presente trabalho tem como o objetivo analisar as contribuições do Estágio Supervisionado para a formação de professores da Educação Infantil. Metodologicamente, esta pesquisa constitui-se em uma abordagem qualitativa, utilizando os procedimentos da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e, como instrumento reflexivo foram revisitadas as vivências a partir do relatório final de Estágio Supervisionado na Educação Infantil. O embasamento teórico apoia-se nos seguintes autores que dialogam acerca da temática, Gatti (2013-2014); ao que se refere as questões relacionadas a Educação Infantil, utilizamos os estudos de Kuhlmann Jr (2010); Sarmento (2009), Deolinda (2014) em se tratando de Estágio Supervisionado e as suas implicações na formação de professores, ancoramos nossas discussões a partir de Pimenta e Lima (2017) e Ostetto (2012). Por meio do estágio a pesquisadora coletou informações e respostas que antes a inquietava a respeito da formação do professor/a e sobre o conhecimento adquirido na academia, se relacionava com a sala de aula da escola de educação básica. Desse modo, percebe-se a importância da formação inicial de qualidade, pois, é primordial aos profissionais para poderem atuar em sala de aula. Entretanto, consideramos que após a graduação a formação continuada é necessária para inovar a prática. Portanto, o estágio permitiu ampliar o nosso conhecimento e mostrar o quanto ele é amplo, um leque de informações que envolve diversos aspectos acerca do meio educacional. É o espaço onde acontecem as observações, as análises, as regências, as pesquisas, a reflexão sobre a prática desenvolvida, o compartilhamento de experiências e a aprendizagem, possibilitou a exploração de um universo, tornando-se um instrumento capaz de aproximar os campos teóricos e práticos favorecendo a construção da prática pedagógica dos (as) educadores (as). |
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