UEPB - Repositório Digital

O estágio supervisionado e a formação de professores para a educação infantil: um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Rosana de Souza
dc.date.accessioned 2024-11-27T00:39:47Z
dc.date.available 2024-11-27T00:39:47Z
dc.date.issued 2024-11-13
dc.identifier.other CDD 370.7122
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32930
dc.description SANTOS, Rosana de Souza. O estágio supervisionado e a formação de professores para a educação infantil: um relato de experiência. 2024. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como o objetivo analisar as contribuições do Estágio Supervisionado para a formação de professores da Educação Infantil. Metodologicamente, esta pesquisa constitui-se em uma abordagem qualitativa, utilizando os procedimentos da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e, como instrumento reflexivo foram revisitadas as vivências a partir do relatório final de Estágio Supervisionado na Educação Infantil. O embasamento teórico apoia-se nos seguintes autores que dialogam acerca da temática, Gatti (2013-2014); ao que se refere as questões relacionadas a Educação Infantil, utilizamos os estudos de Kuhlmann Jr (2010); Sarmento (2009), Deolinda (2014) em se tratando de Estágio Supervisionado e as suas implicações na formação de professores, ancoramos nossas discussões a partir de Pimenta e Lima (2017) e Ostetto (2012). Por meio do estágio a pesquisadora coletou informações e respostas que antes a inquietava a respeito da formação do professor/a e sobre o conhecimento adquirido na academia, se relacionava com a sala de aula da escola de educação básica. Desse modo, percebe-se a importância da formação inicial de qualidade, pois, é primordial aos profissionais para poderem atuar em sala de aula. Entretanto, consideramos que após a graduação a formação continuada é necessária para inovar a prática. Portanto, o estágio permitiu ampliar o nosso conhecimento e mostrar o quanto ele é amplo, um leque de informações que envolve diversos aspectos acerca do meio educacional. É o espaço onde acontecem as observações, as análises, as regências, as pesquisas, a reflexão sobre a prática desenvolvida, o compartilhamento de experiências e a aprendizagem, possibilitou a exploração de um universo, tornando-se um instrumento capaz de aproximar os campos teóricos e práticos favorecendo a construção da prática pedagógica dos (as) educadores (as). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Gillyane Dantas dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title O estágio supervisionado e a formação de professores para a educação infantil: um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta