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Os gêneros discursivos orais são formas de comunicação falada que tem estilo, estrutura e características próprias para se adequar aos contextos de comunicação. Nesse sentido, objetiva-se, neste trabalho, apresentar o relato de experiência de uma aula culminância bem como sua configuração como gênero oral que faz usos da linguagem, com particularidades internacionais e configuracionais, ocorrida em novembro de 2023, no oitavo ano do Ensino Fundamental II, em uma escola pública municipal de Catolé do Rocha-PB. A metodologia utilizada para esta pesquisa fundamenta-se na pesquisa-ação. Na qual, trabalha-se de forma ativa junto com o público a ser estudado, com a intenção de produzir e implementar o trabalho com os gêneros discursivos em sala. Desta forma, busca-se aprofundar-se e refletir sobre a área pela qual foi estudada, e diante o processo e os resultados adquiridos. Os resultados apresentados consideram um aumento significativo na aprendizagem dos alunos diante da temática proposta desenvolvendo competências e habilidades sociodiscursivas nos discentes, conectadas a linguagem e situações comunicativas em que os gêneros orais aparecem em interação, despertando no aluno seu pensamento crítico e emocional diante determinado contexto discursivo. Para o embasamento teórico desta pesquisa nos aprofundamos em Fávero, (2000); Lins, (2024); Marcushi, (2001); 2007; Moita Lopes, (2006); Flores, (2009), e Brait, (2009). |
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