Resumo:
Objetivo: Sintetizar o corpo de pesquisas que investigaram a forma como o consumo das mídias sociais reflete na imagem corporal e sua correlação com o desenvolvimento e persistência dos transtornos alimentares. Metodologia: Estudo de revisão integrativa da literatura científica com a coleta de dados realizada nas bases de dados Google Acadêmico, Periódicos CAPES e PubMed, considerando trabalhos publicados em português e inglês entre 2020 e 2024 que se enquadrem como pesquisa quantitativa, a estratégia de busca utilizou operadores booleanos e descritores em Ciências da Saúde (DeCS) em inglês, como "eating disorder", "body image" e "media". Os resultados dessas buscas identificaram 101 artigos no total, apenas 4 tornaram-se elegíveis para o corpus da pesquisa. Resultados: Os estudos selecionados revelaram que existe uma correlação entre o uso de mídias sociais, a insatisfação com a imagem corporal e os transtornos alimentares. Conclusão: Espera-se que este estudo contribua para uma compreensão mais profunda das influências das mídias sociais nos transtornos alimentares, auxiliando na formulação de intervenções mais eficazes.
Descrição:
BARBOSA, Maria Eduarda Farias. Reflexo das mídias sociais na imagem corporal e nos transtornos alimentares. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.