Resumo:
O processo de reabilitação neuropsicológica é considerado atualmente como uma das
abordagens mais eficazes para o tratamento de disfunções cerebrais, permitindo evoluções a
níveis cognitivos, comportamentais e emocionais dos sujeitos. Dessa forma, as crianças com
Transtorno do Espectro Autista se beneficiam dessa intervenção, especialmente por ele estar
incluído no grupo dos transtornos que afetam o neurodesenvolvimento. A esse respeito, o
presente estudo buscou compreender como a literatura aborda a relação da reabilitação
neuropsicológica em crianças com TEA. Para tanto, o presente artigo tem como objetivo
analisar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, como a reabilitação neuropsicológica
em crianças com TEA foi abordada entre 2014 e 2024. A pesquisa foi realizada por meio de
buscas nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), National Library of Medicine
(PubMed) e The Science Electronic Library Online (SciELO), utilizando descritores
relacionados à temática que após os procedimentos de triagem e seleção, resultaram na análise
final de 5 artigos. Os artigos incluídos na revisão seguiram os critérios de serem publicados
durante os anos de 2014 a 2024 nos idiomas português, inglês e espanhol com a disponibilidade
de seus textos completos. Em seu método de análise foi utilizada a análise de conteúdo proposta
por Bardin. Os resultados encontrados nestes artigos indicam a reabilitação neuropsicológica
como um meio capaz para reduzir, compensar ou lidar melhor com os acometimentos
decorrentes do TEA em crianças. Sendo possível compreender os efeitos ocasionados pela
reabilitação neuropsicológica em crianças autistas que se submetem a este tratamento.
Descrição:
SILVA, Ana Lúcia Lira. Reabilitação neuropsicológica em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma revisão integrativa da literatura. 2024. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Campina Grande, 2024.