UEPB - Repositório Digital

Conservação & Conspiração: o uso de jogos didáticos para o ensino de Física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Moura, Margarida Kelly Barbosa
dc.date.accessioned 2024-11-28T17:26:40Z
dc.date.available 2024-11-28T17:26:40Z
dc.date.issued 2024-11-19
dc.identifier.other 21. ed. CDD 530.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32973
dc.description MOURA, Margarida Kelly Barros. Conservação & Conspiração: O uso de jogos didáticos para o ensino de Física. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Na educação básica, o ensino de Física enfrenta diversos obstáculos que prejudicam tanto os estudantes quanto os docentes. Com uma abordagem frequentemente tradicional, muitas aulas se limitam a explicações expositivas e à memorização de fórmulas, causando desinteresse e dificuldades na aprendizagem. Para intervir nessa situação, é necessário utilizar metodologias pedagógicas que incentivem a participação ativa dos estudantes. Nesse contexto, a utilização de jogos didáticos surge como uma ferramenta atrativa. Os jogos tornam o aprendizado lúdico, além de envolver os estudantes com os conteúdos, desenvolvendo habilidades como o senso crítico e a resolução de problemas. Este trabalho é de natureza quali-quantitativa com o objetivo de compreender como os jogos didáticos podem influenciar o interesse e a compreensão dos estudantes do 1º ano do ensino médio em relação aos conteúdos de Física, especificamente em alguns conceitos de dinâmica. A pesquisa foi conduzida na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Dr. Antônio Fernandes de Medeiros, localizada no município de Malta – PB. Para alcançar os objetivos, foi desenvolvido e aplicado um jogo didático denominado “Conservação&Conspiração”, criado para abordar conceitos de dinâmica, como impulso, momento linear e colisões de forma lúdica e interativa. Os dados obtidos após a aplicação do jogo demonstraram que a maioria dos estudantes apresentaram avaliações positivas em relação ao jogo, indicando maior interesse e uma compreensão aprofundada dos conteúdos abordados. Portanto, a inclusão de metodologias lúdicas pode contribuir para um aprendizado mais dinâmico e atrativo, proporcionando aos estudantes uma experiência educacional mais significativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Grad. Daniely Maria Oliveira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Metodologias Ativas pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.title Conservação & Conspiração: o uso de jogos didáticos para o ensino de Física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta