Resumo:
Considerando que o presente trabalho tem a finalidade de apresentar algumas informações relacionada à arte de resgatar os jogos e brincadeiras na Educação Infantil, dando a importância da ludicidade como parte fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, sendo atividades essenciais que faz parte da ação humana e por esse motivo, são utilizados em salas de aula de Educação Infantil os jogos e as brincadeiras. Tendo como objetivo principal, mostrar como jogos e brincadeiras contribuem para o processo de aprendizagem no desenvolvimento infantil. Especificamente, buscamos refletir sobre a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil; redirecionar o resgate do brincar na vida das crianças no processo ensino-aprendizagem; compreender o processo de mediação do professor como base no ensino-aprendizagem; estimular a participação das crianças por meio de jogos e brincadeiras e desenvolver as habilidades das crianças. A presente pesquisa qualitativa foi realizada a partir de pesquisas bibliográficas e estudos de autores como Piaget (1964), Vygotsky (1991), Santos (1995), Kishimoto (1993, 2002, 2005), Lajonquiére (1999), Levin (1997) e Antunes (2008) a qual mostra a importância da ludicidade na Educação Infantil, trazendo uma reflexão sobre os recursos metodológicos que contribuem para a formação integral do ser humano. Os resultados obtidos revelam que os dois quadros elaborados apresentam a importância dos principais tópicos e as contribuições de alguns autores em relação ao resgate dos jogos e brincadeiras. Por fim, conclui-se que os jogos e as brincadeiras contribuem na aprendizagem e no desenvolvimento psicomotor das crianças, estimulado através do brincar a criar os conceitos de regras.
Descrição:
JANUÁRIO, Priscilla Beatriz da Silva. O resgate dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil: através da arte do brincar. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.