dc.contributor.author |
Paiva, Ana Vitória pereira da costa |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-28T19:17:12Z |
|
dc.date.available |
2024-11-28T19:17:12Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-11 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32982 |
|
dc.description |
PAIVA, Ana vitória pereira da costa. A representação da criança leitora na obra literária Matilda, de Roald Dahl: uma proposta de sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental. 2024. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo analisa a representação da criança leitora na obra Matilda, de Roald Dahl, à luz das teorias de Coelho (1991), Cademartori (2007) e Cosson (2006). Nessa pesquisa, considerando os desafios contemporâneos na formação de leitores, propõe-se uma abordagem pedagógica atualizada para o 5º ano do ensino fundamental. As obras de Coelho, Cademartori e Cosson fornecem fundamentos essenciais sobre literatura infantil e formação de leitores, oferecendo subsídios teóricos para compreender a importância da literatura na infância e estratégias para desenvolver a competência leitora. A análise da obra Matilda revela como a protagonista enfrenta desafios que ressoam com a realidade das crianças contemporâneas, inspirando reflexões sobre práticas de leitura na contemporaneidade. A proposta de sequência didática envolve atividades como leitura compartilhada, produção de textos e discussões em grupo, visando estimular o interesse e a compreensão dos alunos em relação à obra e ao universo literário. A metodologia adotada neste estudo segue os princípios da pesquisa qualitativa em ciências sociais com base bibliográfica e exploratória. Este estudo contribui para a formação de crianças leitoras críticas e autônomas, preparando-as para enfrentar os desafios do mundo moderno com confiança e habilidade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Olavo Barreto de Souza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Criança leitora |
pt_BR |
dc.subject |
Matilda |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantojuvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.title |
A representação da criança leitora na obra literária Matilda, de Roald Dahl: uma proposta de sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |