UEPB - Repositório Digital

A representação da criança leitora na obra literária Matilda, de Roald Dahl: uma proposta de sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Paiva, Ana Vitória pereira da costa
dc.date.accessioned 2024-11-28T19:17:12Z
dc.date.available 2024-11-28T19:17:12Z
dc.date.issued 2024-11-11
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32982
dc.description PAIVA, Ana vitória pereira da costa. A representação da criança leitora na obra literária Matilda, de Roald Dahl: uma proposta de sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental. 2024. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024 pt_BR
dc.description.abstract Este estudo analisa a representação da criança leitora na obra Matilda, de Roald Dahl, à luz das teorias de Coelho (1991), Cademartori (2007) e Cosson (2006). Nessa pesquisa, considerando os desafios contemporâneos na formação de leitores, propõe-se uma abordagem pedagógica atualizada para o 5º ano do ensino fundamental. As obras de Coelho, Cademartori e Cosson fornecem fundamentos essenciais sobre literatura infantil e formação de leitores, oferecendo subsídios teóricos para compreender a importância da literatura na infância e estratégias para desenvolver a competência leitora. A análise da obra Matilda revela como a protagonista enfrenta desafios que ressoam com a realidade das crianças contemporâneas, inspirando reflexões sobre práticas de leitura na contemporaneidade. A proposta de sequência didática envolve atividades como leitura compartilhada, produção de textos e discussões em grupo, visando estimular o interesse e a compreensão dos alunos em relação à obra e ao universo literário. A metodologia adotada neste estudo segue os princípios da pesquisa qualitativa em ciências sociais com base bibliográfica e exploratória. Este estudo contribui para a formação de crianças leitoras críticas e autônomas, preparando-as para enfrentar os desafios do mundo moderno com confiança e habilidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Olavo Barreto de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Criança leitora pt_BR
dc.subject Matilda pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Literatura infantojuvenil pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title A representação da criança leitora na obra literária Matilda, de Roald Dahl: uma proposta de sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta