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Desenvolvendo competências argumentativas através do artigo de opinião: uma proposta de sequência didática para alunos do 9º ano

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dc.contributor.author Jardiel, Souza da Silva
dc.date.accessioned 2024-11-28T19:28:15Z
dc.date.available 2024-11-28T19:28:15Z
dc.date.issued 2024-11-19
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32983
dc.description SILVA, Jardiel Souza da. Desenvolvendo competências argumentativas através do artigo de opinião: uma proposta de sequência didática para alunos do 9º ano. 2024. 87f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Dada a crescente importância de os alunos se posicionarem de maneira coerente e coesa, seja de forma oral ou escrita, este trabalho investiga o desenvolvimento de competências argumentativas em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais), focando na produção do gênero textual/discursivo artigo de opinião. Observando dificuldades dos alunos em produzir textos argumentativos, a pesquisa surgiu da experiência como bolsista do Programa Residência Pedagógica (2022/2024) e visa verificar a efetividade das metodologias aplicadas como residente, porém, agora na prática docente atual. A pesquisa tem como objetivo geral analisar os possíveis impactos de uma estratégia de ensino na produção de artigos de opinião pelos alunos do 9º ano, visando o desenvolvimento de suas competências argumentativas utilizando uma sequência didática baseada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e descritiva. A fundamentação teórica incluiu autores como Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Fiorin (2005) e Reboul (2004), Koch e Elias (2007, 2008), Bakhtin (1997, 2003), Marcuschi (2008) e Rojo e Barbosa (2015), Koch (2011), Köche e Marinello (2015), Casseb-Galvão e Duarte (2018), Abaurre e Abaurre (2007) e Dutra (2006), entre outros teóricos que colaboraram com a mesma temática sobre artigo de opinião e argumentação. Além disso, serão considerados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (Brasil, 1997, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018) para fundamentar o uso do gênero textual/discursivo artigo de opinião no desenvolvimento crítico dos alunos. Como resultados, evidenciou-se uma melhoria no desempenho dos alunos na etapa final da aplicação da sequência didática, visto que o uso de operadores argumentativos utilizados pelos discentes foi importante para a organização, a clareza, a coesão e a coerência dos textos, contribuindo para uma argumentação mais consistente. Este estudo é relevante para a prática pedagógica e formação crítica dos alunos, oferecendo uma metodologia estruturada para o ensino da argumentação, com impacto positivo tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Anilda Alves Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Artigos de opinião pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Gênero textual/discursivo pt_BR
dc.subject Operadores argumentativos pt_BR
dc.title Desenvolvendo competências argumentativas através do artigo de opinião: uma proposta de sequência didática para alunos do 9º ano pt_BR
dc.type Other pt_BR


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