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Dada a crescente importância de os alunos se posicionarem de maneira coerente e
coesa, seja de forma oral ou escrita, este trabalho investiga o desenvolvimento de
competências argumentativas em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (anos
finais), focando na produção do gênero textual/discursivo artigo de opinião.
Observando dificuldades dos alunos em produzir textos argumentativos, a pesquisa
surgiu da experiência como bolsista do Programa Residência Pedagógica (2022/2024)
e visa verificar a efetividade das metodologias aplicadas como residente, porém,
agora na prática docente atual. A pesquisa tem como objetivo geral analisar os
possíveis impactos de uma estratégia de ensino na produção de artigos de opinião
pelos alunos do 9º ano, visando o desenvolvimento de suas competências
argumentativas utilizando uma sequência didática baseada em Dolz, Noverraz e
Schneuwly (2004). A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, com abordagem
qualitativa e descritiva. A fundamentação teórica incluiu autores como Perelman e
Olbrechts-Tyteca (2005), Fiorin (2005) e Reboul (2004), Koch e Elias (2007, 2008),
Bakhtin (1997, 2003), Marcuschi (2008) e Rojo e Barbosa (2015), Koch (2011), Köche
e Marinello (2015), Casseb-Galvão e Duarte (2018), Abaurre e Abaurre (2007) e Dutra
(2006), entre outros teóricos que colaboraram com a mesma temática sobre artigo de
opinião e argumentação. Além disso, serão considerados os Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN) (Brasil, 1997, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
(Brasil, 2018) para fundamentar o uso do gênero textual/discursivo artigo de opinião
no desenvolvimento crítico dos alunos. Como resultados, evidenciou-se uma melhoria
no desempenho dos alunos na etapa final da aplicação da sequência didática, visto
que o uso de operadores argumentativos utilizados pelos discentes foi importante para
a organização, a clareza, a coesão e a coerência dos textos, contribuindo para uma
argumentação mais consistente. Este estudo é relevante para a prática pedagógica e
formação crítica dos alunos, oferecendo uma metodologia estruturada para o ensino
da argumentação, com impacto positivo tanto para a comunidade acadêmica quanto
para a sociedade em geral. |
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