UEPB - Repositório Digital

Narrativas do cotidiano: uma análise literária do filme “A hora da estrela” de Clarice Lispector

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santiago, Ana Clara Dantas
dc.date.accessioned 2024-11-29T11:47:53Z
dc.date.available 2024-11-29T11:47:53Z
dc.date.issued 2024-11-29
dc.identifier.other CDD B869.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32989
dc.description SANTIAGO, A. C. D. Narrativas do cotidiano: uma análise literária do filme “A hora da estrela” de Clarice Lispector. 2024. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português). Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso examina o projeto “Cinema Nacional na Escola: Compartilhando Memórias e Narrativas”, evidenciando o potencial do filme A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, como ferramenta pedagógica na Escola Agrotécnica do Cajueiro (EAC- UEPB), em Catolé do Rocha-PB. Diante da escassez de acesso ao cinema nacional na região, o estudo argumenta que o uso do cinema amplia a experiência educacional, estimulando uma postura crítica nos alunos. A introdução do trabalho aborda a limitação das políticas públicas que assegurem o acesso a produções culturais, sugerindo que o cinema, ao promover interatividade e reflexão, oferece uma alternativa enriquecedora em relação às práticas convencionais de ensino. A escolha do filme A Hora da Estrela tem por objetivo suscitar discussões sobre desigualdades e exclusão, aspectos cruciais para a compreensão das dinâmicas sociais brasileiras. A realização do projeto incluiu debates sobre os elementos estéticos e sociais da obra, favorecendo uma análise crítica que propicia novas perspectivas. Este TCC posiciona o cinema como elemento transversal ao currículo, fortalecendo uma abordagem educativa mais inclusiva e sensível às questões sociais. Fundamentado nas ideias de Lispector (1998) e o estudo respalda-se no direito ao acesso cultural e no poder do cinema de elevar a consciência crítica. Nas considerações finais, o TCC confirma que a exibição de A Hora da Estrela, onde ampliou-se a percepção dos alunos sobre as desigualdades sociais, reafirmando o cinema como recurso transformador na educação e instrumento crucial para o desenvolvimento cultural e cidadania dos estudantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Jairo Bezerra Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cinema nacional pt_BR
dc.subject Filme pt_BR
dc.subject A hora da estrela pt_BR
dc.title Narrativas do cotidiano: uma análise literária do filme “A hora da estrela” de Clarice Lispector pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta