Resumo:
Esta pesquisa pretende analisar as obras contemporâneas Desde que o Samba é Samba (2012), de Paulo Lins e Tudo é Rio (2024), de Carla Madeira. O primeiro autor mostra em sua obra, através de personagens considerados marginais, o contexto de 1920 no Rio de Janeiro, época que surge o samba e a umbanda no Brasil. Através de seu primeiro romance, Carla Madeira apresenta uma história não datada, mas que mostra personagens à mercê de mudanças que ocorrem sem avisos prévios. Desse modo, aliado a uma pesquisa bibliográfica, o objetivo deste trabalho é observar de que formas as relações amorosas, especialmente triângulos amorosos, são construídas nessas duas obras. Além disso, observar a representação da mulher inserida nessas relações. Sendo assim, os estudos estão ancorados nos fundamentos de Antonio Candido (2011), Alfredo Bosi (2022), Michelle Perrot (2007), Platão (1996), Zygmunt Bauman (2004) e Simone de Beauvoir (1967). Compreendemos as diversas dinâmicas que atuam sobre as relações interpessoais dos personagens, os relacionamentos afetivos se mostraram com inúmeras problemáticas referentes à possessividade do homem sobre a mulher, refletindo uma visão patriarcal e machista sobre a mulher nessas relações.
Descrição:
CARNEIRO, S. V. As relações amorosas em "Desde que o samba é samba", de Paulo Lins, e "Tudo é rio", de Carla Madeira. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024.