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A escolha de Meu Pé de Laranja Lima (2005), de José Mauro de Vasconcelos, como objeto de estudo para a realização desse trabalho, se deu pela importância da obra no contexto da literatura infantouvenil, bem como pelo interesse no tema da infância que percorre a narrativa. Desse modo, o estudo objetiva, de maneira geral, analisar a narrativa, procurando perceber de que maneira a infância se configura na história de José Mauro, sem deixar de apontar a contribuição da leitura da narrativa para a formação de leitores em desenvolvimento na vida escolar. Além da identificação de questões relacionadas à infância, a análise evidencia problemas sociais como a pobreza e a violência. A busca por afeto constitui um dos aspectos que chama a atenção no texto. A história de Zezé, um menino pobre e sensível que só encontra consolo em sua amizade com um pé de laranja lima expõe sua dor e coloca a imaginação como meio de sobrevivência, conforme mostra a análise realizada da obra, cuja leitura se dá a partir dá a partir de seu personagem principal. Deste modo realizou-se uma pesquisa bibliográfica de estudos sobre a literatura infantil brasileira, a exemplo de Coelho (2005), Morin (2007), Frantz (2011), dentre outros. O resultado da análise da narrativa revela que o texto de José Mauro de Vasconcelos demonstra uma linguagem simples, mas cheia de simbolismo, além de uma experiência de infância marcada pela resiliência. Nesse sentido, podemos dizer que a leitura da obra pode contribuir para a reflexão em torno de crianças que têm sua trajetória marcada pela pobreza e ampliar o debate em torno de políticas públicas que favoreçam a redução da injustiça social no Brasil. |
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