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As obras literárias estão presentes no cotidiano das crianças desde a mais tenra idade. No entanto, algumas delas ainda perpassam uma ideia de inferioridade para com os sujeitos negros, o que dificulta no processo de valorização. Fatores históricos contribuíram para o enraizamento dessas posturas, e superá-las é uma missão coletiva. Indagou-se como questão de pesquisa: os livros de literatura afro-brasileira contribuem para a valorização da representatividade negra e a formação do sujeito multicultural? Traçou-se como objetivo geral: compreender como as literaturas infantis afro-brasileiras contribuem para a valorização da representatividade negra e auxiliam na formação de sujeitos multiculturais. E como objetivos específicos: a) discutir sobre a presença do(a) negro(a) na sociedade e a formação de sujeitos multiculturais; b) investigar como os livros de literatura infantil retratam elementos da cultura afro-brasileira e contribuem para a valorização da identidade étnica dos sujeitos; e c) analisar a representatividade negra nos livros de literatura infantil disponibilizados para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Riachão/PB. A metodologia consiste em uma pesquisa qualitativa em educação, sendo desenvolvida em três momentos. No primeiro momento realizou-se uma pesquisa bibliográfica, utilizando como aportes teóricos Moura (1994) e Munanga (2009) que trazem contribuições acerca dos fatores históricos que culminaram na formação de uma identidade negra negativa; Gomes (2005) e Candau (2008), discutindo os caminhos para uma educação multicultural, visando a superação dos preconceitos étnicos-raciais; Barreiros (2009) e Munanga (2005), ambos discutindo a importância da literatura infantil afro-brasileira para a valorização da representatividade negra. No segundo momento realizou-se uma pesquisa de campo em uma escola de Anos Iniciais do Ensino Fundamental e duas creches situadas no município de Riachão, na Paraíba, pertencentes a rede pública de ensino, com o intuito de perceber, nessas instituições, a presença de livros de literatura infantil que retratassem a cultura afro-brasileira. No terceiro momento, uma pesquisa documental, com análise literária, a partir do material coletado. Concluiu-se que a presença de literaturas infantis que versam sobre a cultura afro-brasileira no contexto escolar desde a mais tenra idade, corrobora na construção da identidade positiva dos sujeitos negros, uma vez que os mesmos estarão sendo representados numa perspectiva de valorização. Inferiu-se também, que essas obras auxiliam na formação de sujeitos multiculturais, que poderão manter-se distantes de preconceitos e estereótipos para com as pessoas negras e suas raízes culturais. |
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