UEPB - Repositório Digital

PROAFE/FELIZCIDADE: contribuições do ensino experimental gamificado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Morais, Jose Rafael Silva
dc.date.accessioned 2024-11-29T13:54:14Z
dc.date.available 2024-11-29T13:54:14Z
dc.date.issued 2024-06-27
dc.identifier.other CDD 570
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33007
dc.description MORAIS, Jose Rafael Silva. PROAFE/FELIZCIDADE: contribuições do ensino experimental gamificado. 2024. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo aborda a contribuição do Programa de Apoio à Formação e ao Ensino PROAFE/FELIZCIDADE, a partir da perspectiva dos estudantes envolvidos. O contexto de investigação envolve a Escola Cidadã Integra Monte Carmelo, localizada em Campina Grande, Paraíba, Brasil. O objetivo geral da pesquisa foi investigar a contribuição do ensino experimental proporcionada pelo Programa de Formação de Apoio à Formação e ao Ensino Experimental Gamificado (PROAFE/FELIZCIDADE), na disciplina ciências naturais, segundo a percepção dos estudantes. A metodologia aplicada se baseou em uma abordagem qualitativa, que visou compreender as experiências, percepções e significados atribuídos pelos estudantes a partir das práticas experimentais do PROAFE/FELIZCIDADE. Foram aplicadas aos estudantes questionários para obter uma compreensão das percepções e experiências dos estudantes em relação ao programa. A análise dos dados qualitativos envolveu a codificação das respostas dos estudantes, identificando padrões e temas emergentes. A discussão aponta os elementos mais apreciados durante a jornada experimental, como também, os assuntos ou conceitos específicos abordados durante a jornada experimental. O PROAFE/FELIZCIDADE tem o objetivo de promover um ambiente escolar mais favorável, dinâmico e inclusivo, além de desenvolver abordagens mais motivadoras no ensino de disciplinas. Os estudantes expressaram entusiasmo pelas experiências práticas oferecidas pelo PROAFE/FELIZCIDADE, destacando seu interesse em experimentos, gamificação, criação de jogos digitais e atividades relacionadas à Ciência. Essas descobertas demonstram que o programa está no caminho certo ao despertar a curiosidade dos estudantes e promover um aprendizado mais envolvente. O PROAFE/FELIZCIDADE pode desempenhar um papel crucial na promoção de um ambiente escolar mais favorável e envolvente, alinhado às necessidades e preferências dos estudantes. A colaboração entre o programa e as escolas pode resultar em uma experiência educacional mais rica, oferecendo um caminho promissor para o ensino de ciências e o desenvolvimento de cidadãos mais engajados e motivados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria Avany Bezerra Gusmão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Transformação do ensino pt_BR
dc.title PROAFE/FELIZCIDADE: contribuições do ensino experimental gamificado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta