dc.description.abstract |
Este estudo aborda a contribuição do Programa de Apoio à Formação e ao Ensino PROAFE/FELIZCIDADE, a partir da perspectiva dos estudantes envolvidos. O contexto de investigação envolve a Escola Cidadã Integra Monte Carmelo, localizada em Campina Grande, Paraíba, Brasil. O objetivo geral da pesquisa foi investigar a contribuição do ensino experimental proporcionada pelo Programa de Formação de Apoio à Formação e ao Ensino Experimental Gamificado (PROAFE/FELIZCIDADE), na disciplina ciências naturais, segundo a percepção dos estudantes. A metodologia aplicada se baseou em uma abordagem qualitativa, que visou compreender as experiências, percepções e significados atribuídos pelos estudantes a partir das práticas experimentais do PROAFE/FELIZCIDADE. Foram aplicadas aos estudantes questionários para obter uma compreensão das percepções e experiências dos estudantes em relação ao programa. A análise dos dados qualitativos envolveu a codificação das respostas dos estudantes, identificando padrões e temas emergentes. A discussão aponta os elementos mais apreciados durante a jornada experimental, como também, os assuntos ou conceitos específicos abordados durante a jornada experimental. O PROAFE/FELIZCIDADE tem o objetivo de promover um ambiente escolar mais favorável, dinâmico e inclusivo, além de desenvolver abordagens mais motivadoras no ensino de disciplinas. Os estudantes expressaram entusiasmo pelas experiências práticas oferecidas pelo PROAFE/FELIZCIDADE, destacando seu interesse em experimentos, gamificação, criação de jogos digitais e atividades relacionadas à Ciência. Essas descobertas demonstram que o programa está no caminho certo ao despertar a curiosidade dos estudantes e promover um aprendizado mais envolvente. O PROAFE/FELIZCIDADE pode desempenhar um papel crucial na promoção de um ambiente escolar mais favorável e envolvente, alinhado às necessidades e preferências dos estudantes. A colaboração entre o programa e as escolas pode resultar em uma experiência educacional mais rica, oferecendo um caminho promissor para o ensino de ciências e o desenvolvimento de cidadãos mais engajados e motivados. |
pt_BR |