Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso tem como intuito principal, ajudar a construir, com
alunos e professores do Ensino Básico, autoaceitação racial e a minimização das desigualdades
étnico raciais, utilizando a música, em particular o Rap, como instrumento metodológico
potente na difusão da expressão cultural e social de luta contra o racismo. Este trabalho baseia-
se nos estudos de KILOMBA (2019), sobre as estruturas narrativas do racismo, e como estas
são reproduzidas. Assim como MUNANGA (2004), que denuncia as práticas discriminatórias
mascaradas sob a ideia de harmonia racial, entre outros. No Brasil populações negras enfrentam
discriminação histórica e estrutural, inclusive nas instituições de ensino, o Rap atua como uma
plataforma de voz e resistência. Sua linguagem direta e acessível permite que artistas, jovens,
professores, alunos, entre outros, expressem experiências pessoais de opressão e lutem por
mudanças sociais, tornando-se uma potente ferramenta pedagógica e metodológica para a
compreensão e transformação das realidades atuais.
Descrição:
ALVES, Kevin Jhonatan da Silva. Ensino de história, música e racismo: O rap como instrumento metodológico para a compreensão do presente. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.