UEPB - Repositório Digital

Ensino de história, música e racismo: o rap como instrumento metodológico para a compreensão do presente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Kevin Jhonatan da Silva
dc.date.accessioned 2024-11-29T14:17:41Z
dc.date.available 2024-11-29T14:17:41Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33018
dc.description ALVES, Kevin Jhonatan da Silva. Ensino de história, música e racismo: O rap como instrumento metodológico para a compreensão do presente. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso tem como intuito principal, ajudar a construir, com alunos e professores do Ensino Básico, autoaceitação racial e a minimização das desigualdades étnico raciais, utilizando a música, em particular o Rap, como instrumento metodológico potente na difusão da expressão cultural e social de luta contra o racismo. Este trabalho baseia- se nos estudos de KILOMBA (2019), sobre as estruturas narrativas do racismo, e como estas são reproduzidas. Assim como MUNANGA (2004), que denuncia as práticas discriminatórias mascaradas sob a ideia de harmonia racial, entre outros. No Brasil populações negras enfrentam discriminação histórica e estrutural, inclusive nas instituições de ensino, o Rap atua como uma plataforma de voz e resistência. Sua linguagem direta e acessível permite que artistas, jovens, professores, alunos, entre outros, expressem experiências pessoais de opressão e lutem por mudanças sociais, tornando-se uma potente ferramenta pedagógica e metodológica para a compreensão e transformação das realidades atuais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Luciana Calissi pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Rap pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Racismo pt_BR
dc.subject Resistência pt_BR
dc.title Ensino de história, música e racismo: o rap como instrumento metodológico para a compreensão do presente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta