UEPB - Repositório Digital

O que move um corpo falante: interseções entre a psicanálise e o método dança-teatro de Pina Bausch

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Xavier, Ana Beatriz Costa
dc.date.accessioned 2024-12-02T12:08:11Z
dc.date.available 2024-12-02T12:08:11Z
dc.date.issued 2024-06-18
dc.identifier.other CDD 150.195
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33036
dc.description XAVIER, Ana Beatriz Costa. O que move um corpo falante: interseções entre a psicanálise e o método dança-teatro de Pina Bausch. 2024. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa elaborou interseções entre a psicanálise Freud-Lacaniana e o método dança-teatro de Pina Bausch, investigando o que ambas as óticas trazem de construções subjetivas acerca dos corpos e suas expressividades no campo artístico e cênico. Através das revisões bibliográficas de caráter narrativo e enfoque qualitativo, buscou-se realizar o estudo baseado em obras relevantes publicadas acerca do assunto investigado. As bases de dados utilizadas na pesquisa foram materiais virtuais disponíveis nas plataformas do Google Acadêmico, PePsic e SciELO, como também, obras físicas de Freud e Lacan. Sendo selecionados artigos, livros, revistas e dissertações na língua portuguesa e inglesa, gratuitos e sem recortes temporais. Assim, foi possível delinear confluências do método dança-teatro de Pina Bausch a partir do que a psicanálise propõe acerca dos atravessamentos da linguagem no corpo, dos conceitos freudianos de recordação, repetição, elaboração com o método dança- teatro e por fim, associar o conceito de pulsão da psicanálise Freud-Lacaniana ao método dança- teatro de Pina Bausch. Dessa forma, foi possível concluir que tanto a psicanálise quanto o método de dança-teatro visibilizam e exploram os modos de fala do corpo. A psicanálise e o método de composição coreográfica de Pina priorizam os conteúdos do inconsciente, seja daquilo que está dito ou no não-dito verbalmente, nas narrativas de cada sujeito. Sendo assim, a arte e em específico o método de condução elaborada na dança-teatro de Pina Bausch são possibilidades de compreensão do corpo nas suas expressividades e comoções. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Jailma Belarmino Souto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Psicanálise pt_BR
dc.subject Corpo pt_BR
dc.subject Dança-teatro pt_BR
dc.subject Pina Bausch pt_BR
dc.title O que move um corpo falante: interseções entre a psicanálise e o método dança-teatro de Pina Bausch pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta