Resumo:
Este trabalho intitulado O Ensino de Língua Portuguesa: perspectivas e contradições
no trabalho com o gênero textual dissertativo-argumentativo tem como objetivo
analisar a abordagem do gênero dissertativo-argumentativo nas aulas de redação e a
produção textual de alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública
da cidade de Jericó. De natureza quantitativa, o estudo foi conduzido por meio de
observações de aulões de redação durante duas semanas e pela coleta de três
produções textuais de cada aluno, proporcionando uma visão prática e
contextualizada do ensino desse gênero. A fundamentação teórica baseou-se em
autores como Antunes (2003), Brandão e Leal (2007), Koch (2006), Marcuschi (2008),
Geraldi (1997) e Travaglia (2009, 2018), que discutem as dificuldades no ensino de
Língua Portuguesa, com foco nas questões de leitura, escrita e no desenvolvimento
do pensamento crítico dos alunos. Os resultados revelaram desafios significativos nas
produções textuais dos alunos, como a falta de coesão, coerência e clareza, além da
escassez de conectivos e dificuldades de argumentação. Também foi observada a
ausência de propostas de intervenção ou menção a órgãos responsáveis nas
conclusões dos textos. Essas dificuldades destacam a necessidade de uma
abordagem pedagógica mais integrada, que promova a prática de leitura e escrita, e
utilize estratégias didáticas que incentivem o desenvolvimento do pensamento crítico
e da habilidade argumentativa. O estudo sugere que é necessário aprimorar o ensino
de redação para formar alunos mais competentes e críticos na produção escrita.
Descrição:
DINIZ, R. C. M. Ensino de língua portuguesa: perspectivas e contradições com o trabalho com o gênero textual redação. 2024. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024.