UEPB - Repositório Digital

Leitura e escrita: uma proposta de ensino crítico a partir do gênero textual tirinhas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Vieira, Janiele Cristina
dc.date.accessioned 2024-12-02T12:53:00Z
dc.date.available 2024-12-02T12:53:00Z
dc.date.issued 2024-12-02
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33041
dc.description VIEIRA, J. C. Leitura e escrita: uma proposta de ensino crítico a partir do gênero textual tirinhas. 2024. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho aborda a importância da leitura e escrita no desenvolvimento da criticidade dos alunos. O objetivo deste estudo é trabalhar a leitura e escrita no Ensino Fundamental II, utilizando a sequência didática. Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, teve por objetivo analisar a sequência didática para elaborar uma proposta de intervenção, mediante o uso do gênero textual tirinha, com o intuito de desenvolver a leitura e a escrita crítica dos alunos. Dessa forma, promove-se uma reflexão acerca do ensino da leitura e escrita através do gênero textual tirinha no desenvolvimento da criticidade e no hábito da leitura, e da compreensão dos textos pelos alunos, objetivando expandir as competências de leitura com base nos estudos de Solé (1989), Santos (2009), Lerner (2002), Vergueiro (2007) e Koch e Elias (2006), referentes ao ensino, leitura, escrita e o gênero textual tirinha. Os nossos resultados apontam para a importância de se trabalhar a leitura e escrita com o gênero “tirinhas” no processo de desenvolvimento da leitura da escrita e da criticidade dos alunos. Através desses resultados, propomos uma sequência didática para o ensino fundamental II, visando auxiliar o professor no processo de ensino aprendizagem da leitura e escrita, a partir do gênero textual tirinha. Portanto, nossa proposta coloca-se como sendo possível de ser executada em sala de aula, podendo ser trabalhada nas escolas para o ensino de leitura e escrita mediante o gênero textual tirinha, propiciando aos alunos tais benefícios: compreensão, interpretação, construção de diálogos e posicionamentos críticos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Jeferson Silva da Cruz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Gênero textual tirinha pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.title Leitura e escrita: uma proposta de ensino crítico a partir do gênero textual tirinhas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta