dc.description.abstract |
O presente trabalho aborda a importância da leitura e escrita no desenvolvimento da
criticidade dos alunos. O objetivo deste estudo é trabalhar a leitura e escrita no Ensino
Fundamental II, utilizando a sequência didática. Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, teve
por objetivo analisar a sequência didática para elaborar uma proposta de intervenção,
mediante o uso do gênero textual tirinha, com o intuito de desenvolver a leitura e a escrita
crítica dos alunos. Dessa forma, promove-se uma reflexão acerca do ensino da leitura e
escrita através do gênero textual tirinha no desenvolvimento da criticidade e no hábito da
leitura, e da compreensão dos textos pelos alunos, objetivando expandir as competências de
leitura com base nos estudos de Solé (1989), Santos (2009), Lerner (2002), Vergueiro
(2007) e Koch e Elias (2006), referentes ao ensino, leitura, escrita e o gênero textual tirinha.
Os nossos resultados apontam para a importância de se trabalhar a leitura e escrita com o
gênero “tirinhas” no processo de desenvolvimento da leitura da escrita e da criticidade dos
alunos. Através desses resultados, propomos uma sequência didática para o ensino
fundamental II, visando auxiliar o professor no processo de ensino aprendizagem da leitura e
escrita, a partir do gênero textual tirinha. Portanto, nossa proposta coloca-se como sendo
possível de ser executada em sala de aula, podendo ser trabalhada nas escolas para o
ensino de leitura e escrita mediante o gênero textual tirinha, propiciando aos alunos tais
benefícios: compreensão, interpretação, construção de diálogos e posicionamentos críticos. |
pt_BR |