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O ensino de ciências é tido como a aprendizagem de conceitos científicos. Por essa razão é um processo surpreendente e fascinante para os alunos. A etnobotânica, como ciência, pode se tornar útil para trabalhar no ensino de ciências, especialmente, no contexto das aulas de botânica e ecologia. Portanto, o objetivo desse estudo foi analisar através de um indicador cienciométrico a produção científica de pesquisadores do Nordeste do Brasil sobre o uso da etnobotânica no ensino de ciências e biologia ao longo dos últimos sete anos. O nosso estudo cienciométrico buscou artigos produzidos na região Nordeste do Brasil e em periódicos nacionais e internacionais. A seleção dos artigos foi realizada através dos portais: Google Acadêmico, SciELO, Scopus e Web of Science. Utilizamos como critério para a seleção dos artigos aqueles publicados nos últimos sete anos (2015 a 2022). Utilizamos esta escala de tempo em virtude de encontrar artigos relacionados ao tema, consideramos artigos e resumos expandidos como tipo de documento, com acesso aberto e com idiomas delimitados em português e inglês. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “etnobotânica” “ensino de biologia” “nordeste”; “etnobotânica” + “ensino de ciências”; “science teaching” + “ethnobotany” + “northeast”; “biology teaching” + “ethnobotany”. Foram encontrados um total de 31 artigos. No entanto, após a filtragem, relacionados com o tema da presente pesquisa, apenas 22 artigos fizeram parte. Registramos trabalhos que estudaram a importância da contextualização do conhecimento tradicional; o conhecimento etnobotânico dos alunos e a contextualização da etnobotânica em sala de aula. Os dados coletados foram organizados categoricamente no programa Microsoft Word contendo as informações de cada artigo encontrado. Identificamos um maior número de publicações no ano de 2020, 22 artigos distribuídos em 12 revistas, sendo oito de origem brasi-leira e quatro de origem internacionais. O Google Acadêmico foi à plataforma mais acessada com número expressivo de artigos disponibilizados. O estado com maior destaque de publicações foi o Ceará. Através do nosso estudo foi possível identificar um baixo número de publicação de artigos sobre a abordagem etnobotânica no ensino de Ciências na região nordeste do Brasil considera-se que este estudo pode contribuir e influenciar posteriores trabalhos relacionados à abordagem da etnobotânica no ensino de ciências e biologia, pois mostrou que as pesquisas sobre abordagem da etnobotânica no ensino de ciências e biologia ainda é pequeno. |
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