Resumo:
A pandemia da Covid-19 impactou o Brasil e o mundo em diferentes escalas, resultando na interrupção
de atividades essenciais, incluindo a educação. A necessidade de distanciamento social exigiu a adoção
de novas estratégias de ensino, como o ensino remoto emergencial, que foi implementado como solução
temporária. Nesse contexto, o ensino híbrido emergiu como uma alternativa planejada e estruturada,
integrando o ensino presencial e o remoto para garantir a continuidade educacional. Este trabalho tem
como objetivo refletir sobre o Estágio Supervisionado em Geografia no contexto do ensino híbrido
durante a pandemia. A pandemia no período de 2020 a 2021 com 48 aluno 6, 7 do Ensino Fundamental
II e do 1 Ano do Ensino Médio do Colégio Rosa Mística, situado na cidade de Campina Grande no
estado da Paraíba. Destacando os desafios e as estratégias pedagógicas adotadas para manter a qualidade
do ensino. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, conforme descrito por Bogdan e Biklen (1994),
que afirmam que "as pesquisas qualitativas privilegiam a compreensão dos comportamentos a partir da
perspectiva dos sujeitos da investigação." Dessa forma este trabalho nos traz reflexões a respeito do
ensino na pandemia e adaptações realizadas pelos docentes, para que o aprendizado fosse efetivo para
todos os alunos.
Descrição:
OLIVEIRA, A. B. F. Ensino híbrido e o estágio supervisionado de observação em Geografia durante a pandemia: relato de experiência, 2024, 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - Campina Grande, 2024.