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O assédio moral corresponde a toda conduta abusiva que é expressa por meio de ofensas, comportamentos, atos, gestos e palavras que acarretam danos ao bem-estar físico e psicológico dos indivíduos, afetando a dignidade e a personalidade das vítimas, colocando-as em situação de instabilidade em seus ambientes de trabalho. Esse fenômeno pode ser observado nos mais diversos contextos, incluindo o ambiente universitário, no qual os alunos podem vivenciar situações de abuso e desrespeito que em geral são praticados pelos próprios docentes, levando os estudantes a enfrentarem situações de estresse, desgaste emocional e quiçá adoecimento, pondo em risco a permanência na universidade. Em face dessas questões, esse estudo objetivou investigar se estudantes dos cursos do Centro de Ciências Biológicas da Saúde do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba identificam a presença de assédio moral em seu ambiente acadêmico. Esta pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, descritiva e transversal. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário sobre Maltrato Psicológico com Estudantes de Graduação composto por 36 questões e um questionário sociodemográfico, para caracterização da amostra. Os dados foram analisados utilizando estatísticas descritivas, Alfa de Cronbach e correlação de Spearman. Essa análise se deu por meio do software estatístico Statistical Package for Social Sciences (SSPS). Os resultados evidenciaram que a maioria dos alunos pesquisados (69,3%) não vivenciou situações de assédio moral em seu ambiente acadêmico. No entanto, aproximadamente um terço (30,7%) relatou experiências problemáticas, destacando-se situações como receber informações contraditórias (14,6%), não ser cumprimentado(a) (12,7%), e sofrer pressão e sentir que os professores exercem controle de forma diferenciada entre os alunos (12,4%). A análise de correlação identificou associações significativas entre as variáveis, destacando a interconexão entre o relacionamento com colegas e professores. Este estudo representa uma ferramenta fundamental para orientar os estudantes universitários sobre a importância da investigação e combate ao assédio, ressaltando a necessidade urgente de políticas mais específicas, que ofereçam suporte adequado às vítimas, além de ações institucionais que visem garantir um ambiente acadêmico saudável e livre de assédio. Estas medidas são essenciais para promover uma cultura de respeito e bem-estar dentro da universidade. |
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