Resumo:
O objetivo geral do presente trabalho é apresentar aspectos favoráveis a utilização de
estratégias lúdicas no âmbito de âmbito do ensino de Geografia, com base em uma
revisão de literatura. Os procedimentos metodológicos utilizados para a produção
do trabalho estão fundamentados na revisão bibliográfica de autores e escritos que
debatem e refletem acerca do referido tema. Os resultados obtidos demonstram
que múltiplos são os benefícios da utilização do lúdico no processo de ensino-
aprendizagem da Geografia. Conforme os autores e pesquisas abordadas no
decorrer do trabalho, ficou evidente as possibilidades de atividades que podem ser
desenvolvidas nas aulas de Geografia no ensino fundamental, aperfeiçoando a
prática de ensino do professor e colaborando com a aprendizagem dos alunos de
uma forma divertida, atrativa e significativa. Dinâmicas em sala de aula, a utilização
de músicas, jogos digitais ou manuais, brincadeiras em grupo e individuais, quizzes
geográficos, desenhos, a construção de maquetes, o uso de novas tacnologias e
da gamificação, entre outras propostas abordadas no trabalho são exemplos de
metodologias e recursos que podem ser desenvolvidos pelos professores,
principalmente nas séries que integram o ensino fundamental. Conclui-se que se
torna estratégico para o docente utilizar desse recurso na sala de aula, estimulando
a interação e participação dos alunos durante os jogos e atividades, favorecendo
não só a aprendizagem dos conteúdos da Geografia, como também o
aperfeiçoamento de habilidades, competências e talentos impulsionados por meio
das atividades propostas.
Descrição:
AZEVEDO, Bruno Santos de. A utilização do lúdico na prática de ensino de geografia no ensino fundamental. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.