UEPB - Repositório Digital

A utilização do lúdico na prática de ensino de geografia no ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Azevedo, Bruno Santos de
dc.date.accessioned 2024-12-02T18:42:40Z
dc.date.available 2024-12-02T18:42:40Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33079
dc.description AZEVEDO, Bruno Santos de. A utilização do lúdico na prática de ensino de geografia no ensino fundamental. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo geral do presente trabalho é apresentar aspectos favoráveis a utilização de estratégias lúdicas no âmbito de âmbito do ensino de Geografia, com base em uma revisão de literatura. Os procedimentos metodológicos utilizados para a produção do trabalho estão fundamentados na revisão bibliográfica de autores e escritos que debatem e refletem acerca do referido tema. Os resultados obtidos demonstram que múltiplos são os benefícios da utilização do lúdico no processo de ensino- aprendizagem da Geografia. Conforme os autores e pesquisas abordadas no decorrer do trabalho, ficou evidente as possibilidades de atividades que podem ser desenvolvidas nas aulas de Geografia no ensino fundamental, aperfeiçoando a prática de ensino do professor e colaborando com a aprendizagem dos alunos de uma forma divertida, atrativa e significativa. Dinâmicas em sala de aula, a utilização de músicas, jogos digitais ou manuais, brincadeiras em grupo e individuais, quizzes geográficos, desenhos, a construção de maquetes, o uso de novas tacnologias e da gamificação, entre outras propostas abordadas no trabalho são exemplos de metodologias e recursos que podem ser desenvolvidos pelos professores, principalmente nas séries que integram o ensino fundamental. Conclui-se que se torna estratégico para o docente utilizar desse recurso na sala de aula, estimulando a interação e participação dos alunos durante os jogos e atividades, favorecendo não só a aprendizagem dos conteúdos da Geografia, como também o aperfeiçoamento de habilidades, competências e talentos impulsionados por meio das atividades propostas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rafael Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A utilização do lúdico na prática de ensino de geografia no ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta