dc.contributor.author |
Silva, Maria de Fátima Azevedo da |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-03T11:34:35Z |
|
dc.date.available |
2024-12-03T11:34:35Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-03 |
|
dc.identifier.other |
372.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33087 |
|
dc.description |
SILVA, M. F. A. A poesia de Auta de Souza na sala de aula do ensino fundamental II: uma proposta com base na sequência básica, de Rildo Cosson. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras
português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A poesia é um gênero literário que tem um papel relevante no ensino fundamental II. Em
todos a néveis, desde os anos iniciais Com isso, esta pesquisa tem como intuito
compreender a importância do letramento literário para o trabalho com a poesia de Auta
de Souza na sala de aula no ensino fundamental II. Como objetivos específicos
compreender de que forma a poesia de Auta de Souza contribui para a formação do leitor
crítico e reflexivo. Elabora uma proposta didática para trabalhar com a poesia de Auta
de Souza na sala de aula no ensino fundamental II. Portanto esta pesquisa tem como
caráter bibliográfico e qualitativo e será elaborada a partir do conhecimento do que dizem
os autores sobre o tema da poesia de Auta de Souza na sala de aula do ensino
fundamental II. Para realização dessa pesquisa foram utilizados como aporte teórico
alguns autores: Rildo Cosson (2011), Roxo (2009), Auta de Souza (1900), Colomer
(2007), Freire(2003), Lajolo (1993), temos como ponte teórica, investigar a importância
do ensino, agregando o hábito de leitura na criança, que consequentemente adiciona
uma grande bagagem literárias que corrobora para a criação de textos para aproximar
os livros didáticos ou literaturas nacionais, que urgem espaço no ambiente escolar
colaborando positivamente às experiências adquiridas através do conhecimento dos
alunos dentro da sala de aula, contribuindo na aprendizagem prévia e desempenhando
um papel muito importante na compreensão dos textos. Esta pesquisa será de muita
importância porque preencherá essa lacuna existente na literatura acadêmica, sobre a
poesia de Auta de Souza na sala de aula do ensino fundamental II, esse tema será
pioneiro porque abordará a poesia de Auta de Souza de uma maneira que ainda não foi
amplamente explorada. A obra de Auta de Souza não é amplamente estudada ou
divulgada, o que significa que muitos aspectos de sua poesia permanecem inexplorados.
Realizar uma pesquisa focada em sua obra contribui muito para preencher essa lacuna
no estudo literário brasileiro. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Lima Carneiro |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia |
pt_BR |
dc.subject |
Auta de Souza |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento literário |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.title |
A poesia de Auta de Souza na sala de aula do ensino fundamental II : uma proposta com base na sequência básica, de Rildo Cosson |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |