UEPB - Repositório Digital

A poesia de Auta de Souza na sala de aula do ensino fundamental II : uma proposta com base na sequência básica, de Rildo Cosson

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria de Fátima Azevedo da
dc.date.accessioned 2024-12-03T11:34:35Z
dc.date.available 2024-12-03T11:34:35Z
dc.date.issued 2024-12-03
dc.identifier.other 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33087
dc.description SILVA, M. F. A. A poesia de Auta de Souza na sala de aula do ensino fundamental II: uma proposta com base na sequência básica, de Rildo Cosson. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A poesia é um gênero literário que tem um papel relevante no ensino fundamental II. Em todos a néveis, desde os anos iniciais Com isso, esta pesquisa tem como intuito compreender a importância do letramento literário para o trabalho com a poesia de Auta de Souza na sala de aula no ensino fundamental II. Como objetivos específicos compreender de que forma a poesia de Auta de Souza contribui para a formação do leitor crítico e reflexivo. Elabora uma proposta didática para trabalhar com a poesia de Auta de Souza na sala de aula no ensino fundamental II. Portanto esta pesquisa tem como caráter bibliográfico e qualitativo e será elaborada a partir do conhecimento do que dizem os autores sobre o tema da poesia de Auta de Souza na sala de aula do ensino fundamental II. Para realização dessa pesquisa foram utilizados como aporte teórico alguns autores: Rildo Cosson (2011), Roxo (2009), Auta de Souza (1900), Colomer (2007), Freire(2003), Lajolo (1993), temos como ponte teórica, investigar a importância do ensino, agregando o hábito de leitura na criança, que consequentemente adiciona uma grande bagagem literárias que corrobora para a criação de textos para aproximar os livros didáticos ou literaturas nacionais, que urgem espaço no ambiente escolar colaborando positivamente às experiências adquiridas através do conhecimento dos alunos dentro da sala de aula, contribuindo na aprendizagem prévia e desempenhando um papel muito importante na compreensão dos textos. Esta pesquisa será de muita importância porque preencherá essa lacuna existente na literatura acadêmica, sobre a poesia de Auta de Souza na sala de aula do ensino fundamental II, esse tema será pioneiro porque abordará a poesia de Auta de Souza de uma maneira que ainda não foi amplamente explorada. A obra de Auta de Souza não é amplamente estudada ou divulgada, o que significa que muitos aspectos de sua poesia permanecem inexplorados. Realizar uma pesquisa focada em sua obra contribui muito para preencher essa lacuna no estudo literário brasileiro. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Lima Carneiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Poesia pt_BR
dc.subject Auta de Souza pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title A poesia de Auta de Souza na sala de aula do ensino fundamental II : uma proposta com base na sequência básica, de Rildo Cosson pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta