Resumo:
A língua é produzida socialmente, através da interação entre o homem e a sociedade, tendo um
importante papel nas relações humanas. No processo de ensino e aprendizagem com relação às
modalidades, o que se deseja é proporcionar ao aluno, saber, adequar os recursos expressivos das
modalidades da língua às diversas situações comunicativas, sejam elas no padrão formal ou
coloquial. Ou seja, com essas formas os falantes da língua portuguesa conseguem interagir nas
diferentes situações de comunicação social. Considerando esse pressuposto, o presente artigo aborda
a influência das modalidades padrão e não padrão e a importância da variação linguística no ensino
de língua portuguesa. Refletimos sobre quando e onde devemos utilizar corretamente cada uma
dessas modalidades e que influência o ambiente social tem sobre elas. Abordamos também a
questão do preconceito linguístico com relação à variedade linguística não padrão existente nas
diversas regiões do país. Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a importância de inserir o estudo
da variação linguística no ensino de língua portuguesa nos níveis fundamental e médio, deixando
para trás a ideia de que apenas a modalidade padrão é a correta.
Descrição:
FERREIRA, M. A. de. o. A variação linguística no ensino de língua materna. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.