Resumo:
Com as inovações tecnológicas como fontes de informação que estão a um click do celular e
aplicativos de interação que tiram a atenção da realidade, é visto que o ensino tradicional já não
tem tanta força para chamar a atenção dos alunos, o que dificulta a construção do conhecimento
do discente. Com isso, novas formas de se trabalhar os conteúdos geográficos devem ser
pensadas a fim de que o professor consiga construir, de forma dinâmica e assertiva, o
conhecimento com o aluno e ele consiga assimilar o conteúdo passado. Sendo assim, o objetivo
deste trabalho é apresentar Situações Didáticas como propostas metodológicas para se trabalhar
os conteúdos de Geopolítica a partir do HQ Superman: entre a Foice e o Martelo (DC Comics)
para a 3ª série do Ensino Médio. Como aporte metodológico, foi realizado um levantamento
bibliográfico onde será realizada uma revisão na utilização de quadrinhos como recurso
didático, seguido de consulta a fontes como documentos curriculares oficiais para identificar os
objetivos de aprendizagem relacionados a Geopolítica e análise da história em quadrinhos
supracitada. Como resultados, o uso de HQ nas aulas de Geografia oferta um leque de
possibilidades para tornar o ensino desta disciplina mais atrativo e significativo.
Descrição:
MELO, Ozébio Weslley Soares de. Ensino de geografia e geopolítica: situações didáticas a partir de histórias em quadrinhos. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.