Resumo:
A presente pesquisa discute a importância da inserção da leitura literária com
crianças, na sala de aula da educação infantil, mediante o uso do círculo de leitura,
tendo por foco a obra A menina da Cabeça Quadrada, de Emília Nuñez. Dessa
maneira, a abordagem principal da proposição valoriza a leitura literária de forma
lúdica, no processo do desenvolvimento do letramento literário. Na discussão,
buscou-se apresentar concepções de leitura e meios didáticos para a construção de
itinerários formativos para pequenos leitores críticos e ativos participantes do círculo
de leitura. Metodologicamente, essa pesquisa se caracteriza qualitativa e de cunho
bibliográfico, a qual usa os fundamentos teóricos e metodológicos de Rildo Cosson
(2014) que apresenta a meios para a de leitores com ênfase no letramento literário,
dentre outras autorias. Desse modo, buscamos especificar os pontos principais da
pesquisa na formação leitora através dos livros literários infantis para serem
inseridos no ambiente escolar. Como resultados, ressaltamos os benefícios do
exercício da leitura, principalmente no processo de aquisição da linguagem, ao
envolver os alunos com o universo da leitura, proporcionado pela obra literária, tendo
em vista a formação gradativa do ser leitor.
Palavras-chave: Leitura literária; Letramento Literário; Círculo de Leitura; A menina
da cabeça quadrada; Emília Nuñez.
Descrição:
MEDEIROS, Milene das Neves Trajano Macedo. Formação de pequenos leitores através do círculo de leitura: uma proposta com a obra a menina da cabeça quadrada, de Emília Nuñez. 2024. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.