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O presente trabalho desenvolveu-se com o intuito de analisar na produção científica sobre o
Plano de Ensino Individualizado no concernente a sua utilização e concepção para a educação
de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Para a sua realização, utilizou-se como
metodologia a pesquisa bibliográfica, tendo por base autores como: Mazzotta (2005), Valadão
(2010), o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, dentre outros, para a
construção do referencial teórico. Para análise dos resultados, foram utilizados os estudos de:
Pereira (2014); Oliveira (2020); Silva e Camargo (2021); Barbosa (2019); Costa e Schmidt
(2019), dentre outros, visto a relevância destes autores nos estudos referentes ao autismo e,
mais precisamente, ao Plano de Ensino Individualizado. Visando aprofundar o conhecimento
sobre este tema, a análise ocorreu partindo de temas-chave (ou rubricas) que representassem
os dilemas e aspectos essenciais sobre a utilização do referido documento na educação de
crianças autistas. Tais temas-chave corresponderam: ao ‘conhecimento e desconhecimento’ do
PEI; à ‘elaboração’ desse documento; à sua ‘aplicação e execução’. A partir da análise dos
temas citados, foi possível identificar, respectivamente, que: 1. Ainda há uma acentuada falta
de conhecimento acerca deste documento, advinda, em especial, da formação docente; 2. A
construção do PEI deve ser realizada de maneira conjunta (entre equipes pedagógica e
multidisciplinar, família, bem como o próprio aluno, quando possível), para que seja eficaz no
processo de ensino e aprendizagem da criança com autismo; 3. Por fim, é de fundamental
importância a participação de outros atores presentes na vida da criança autista, para que se
efetive o trabalho planejado com o PEI. |
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