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(CPF) O plano de ensino individualizado na educação de crianças com autismo: uma análise sobre o PEI a partir de estudos especializados

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dc.contributor.author Lima, Katiane Soares
dc.date.accessioned 2024-12-03T19:03:37Z
dc.date.available 2024-12-03T19:03:37Z
dc.date.issued 2024-11-22
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33112
dc.description LIMA, Katiane Soares de. O plano de ensino individualizado na educação de crianças com autismo: uma análise sobre o PEI a partir de estudos especializados. 2024. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho desenvolveu-se com o intuito de analisar na produção científica sobre o Plano de Ensino Individualizado no concernente a sua utilização e concepção para a educação de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Para a sua realização, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, tendo por base autores como: Mazzotta (2005), Valadão (2010), o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, dentre outros, para a construção do referencial teórico. Para análise dos resultados, foram utilizados os estudos de: Pereira (2014); Oliveira (2020); Silva e Camargo (2021); Barbosa (2019); Costa e Schmidt (2019), dentre outros, visto a relevância destes autores nos estudos referentes ao autismo e, mais precisamente, ao Plano de Ensino Individualizado. Visando aprofundar o conhecimento sobre este tema, a análise ocorreu partindo de temas-chave (ou rubricas) que representassem os dilemas e aspectos essenciais sobre a utilização do referido documento na educação de crianças autistas. Tais temas-chave corresponderam: ao ‘conhecimento e desconhecimento’ do PEI; à ‘elaboração’ desse documento; à sua ‘aplicação e execução’. A partir da análise dos temas citados, foi possível identificar, respectivamente, que: 1. Ainda há uma acentuada falta de conhecimento acerca deste documento, advinda, em especial, da formação docente; 2. A construção do PEI deve ser realizada de maneira conjunta (entre equipes pedagógica e multidisciplinar, família, bem como o próprio aluno, quando possível), para que seja eficaz no processo de ensino e aprendizagem da criança com autismo; 3. Por fim, é de fundamental importância a participação de outros atores presentes na vida da criança autista, para que se efetive o trabalho planejado com o PEI. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Genivaldo Paulino Monteiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Plano de Ensino Individualizado pt_BR
dc.title (CPF) O plano de ensino individualizado na educação de crianças com autismo: uma análise sobre o PEI a partir de estudos especializados pt_BR
dc.type Other pt_BR


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