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Letramento racial no percurso da aquisição da linguagem em contextos de educação infantil: uma revisão de literatura

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dc.contributor.author Felix, Naiara Evaristo
dc.date.accessioned 2024-12-04T13:30:15Z
dc.date.available 2024-12-04T13:30:15Z
dc.date.issued 2024-10-04
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33125
dc.description FELIX, Naiara Evaristo. Letramento racial no percurso da aquisição da linguagem em contextos de educação infantil: uma revisão de literatura. 2024. 56f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A motivação por trás deste artigo surge da necessidade de abordar questões relacionadas ao letramento racial no contexto da educação infantil que permite às crianças tenham contato com diferentes culturas, histórias e tradições, promovendo a valorização da diversidade e o respeito às diferenças desde cedo. Ao mergulhar nesse tema, identificamos que alguns autores já vêm pesquisando sobre, como Nascimento e Silva (2023), Oliveira (2019), Quevedo-Camargo, Scaramucci (2018), Tavares (2020). Diante desse cenário, surge o seguinte problema: Como a literatura científica sobre letramento racial no percurso da aquisição da linguagem de crianças matriculadas na educação infantil têm se desenvolvido ao longo dos últimos 10 anos? Para responder ao problema de pesquisa, tem-se como objetivo geral: Mapear as pesquisas que discutem sobre o letramento racial na educação infantil e suas implicações na aquisição da linguagem. Como objetivos específicos, tem-se: 1) Analisar as metodologias utilizadas nas pesquisas; 2) Sintetizar os resultados de progresso nas pesquisas relacionadas ao letramento racial na educação infantil no que diz respeito ao desenvolvimento linguístico-discursivo das crianças; e 3) Propor uma agenda de pesquisa para possíveis desdobramentos desse tema. Trata-se de uma proposta que tem como método a revisão sistemática de literatura, utilizando uma abordagem qualitativa para investigar. A metodologia adotada segue as diretrizes PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). Utilizou descritores como "aquisição da linguagem", "letramento racial", "educação infantil", e legislações relevantes, abrangendo o período de 2013 a 2024 escolhido para garantir que os estudos analisados fossem atuais e refletissem as mudanças mais recentes na educação para as relações étnico-raciais. Foram inicialmente recuperados 633 trabalhos a partir de buscas no Google Acadêmico, aplicando o filtro de tempo de 2013 a 2024 e excluindo citações. Na última etapa de refinamento, concentramos nos artigos que discutiam especificamente o letramento racial na educação infantil, resultando na seleção de 15 artigos para análise e discussão. Os estudos que incluíram os gestores e professores visam, principalmente, compreender como as pessoas participam das práticas de leitura e como essas práticas influenciam a formação de uma consciência crítica sobre as relações étnico-raciais. Os achados desta revisão revelam implicações práticas significativas para o campo da educação infantil, principalmente no que se refere à promoção de um ambiente educacional mais inclusivo e equitativo. A integração de práticas de letramento racial nas rotinas pedagógicas mostrou-se crucial para o desenvolvimento de uma identidade racial positiva entre as crianças. Essas práticas não apenas contribuem para a valorização da diversidade, mas também fomentam atitudes de respeito e empatia desde os primeiros anos escolares. A pesquisa demonstrou que o letramento racial é amplamente reconhecido como uma abordagem fundamental para a promoção da equidade racial e inclusão social na educação infantil. Além disso, o corpus analisado destacou o potencial dessa abordagem em desenvolver, nas crianças, uma compreensão crítica e consciente das questões raciais, promovendo, assim, uma maior sensibilidade e consciência social desde cedo. Os achados indicam que o letramento racial contribui para o desenvolvimento da linguagem, promovendo habilidades discursivas e consciência crítica sobre a diversidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Marilene Gomes de Sousa Lima. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento racial pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento infantil pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title Letramento racial no percurso da aquisição da linguagem em contextos de educação infantil: uma revisão de literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


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