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O presente trabalho tem como objetivo analisar como são estabelecidos os desencontros nos poemas contemporâneos de autorias femininas negras “Amor nas alturas’’, de Eliane Debus e “Sozinha”, de Janaina Nery, à medida que dialogam nas suas temáticas. Com isso, também, apresentaremos a poética das autoras em estudo, discutindo a construção poética desenvolvida por elas nos textos selecionados. Sobre isso, consideramos o uso imagético e simbólico que constroem a visualidade textual, o que permitirá a uma análise crítica dos poemas tendo em vista a similaridade e as dessemelhanças que podem ser constatadas em suas tessituras poéticas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de base bibliográfica, cujo elemento central deste percurso investigativo está na análise interpretativa dos poemas das autoras. Para embasar nossa investigação, recorremos à hooks (2000), especialmente no que diz respeito ao amor e às relações afetivas; Foucault (1988, 1996), com suas reflexões sobre discursos e sexualidade; e Huizinga (2004), que aborda a função poética, litúrgica e vital da poesia. Como resultados percebemos que o eu lírico nos textos promove a representatividade feminina se apropriando do sentimento da solidão, além encontrarmos uma visualidade estrutural nos poemas que refletem o simbolismo do resgate da ancestralidade, bem como, também, a expressão dos encontros e dessemelhanças que favorecem reflexões nas relações amorosas/afetivas. |
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