Resumo:
Esta pesquisa apresenta a proposta de aula utilizando dos jogos eletrônicos como linguagem de ensino. Tendo como objetivo analisar como se deu a utilização do jogo Far Cry 4 em turmas do PROENEM/UEPB. A pesquisa realizada apresenta caráter qualitativo. Foi utilizado o jogo Far Cry 4, como recurso didático para ministrar o conteúdo sobre as categorias de análise da geografia, por meio do auxílio da sequência didática, como parte da vasta grade de conteúdos que a geografia abarca. Após esta análise foi possível identificar a importância do conteúdo para, correlaciona-lo com os seguintes, percebendo o maior interesse por parte dos alunos, quando utilizamos recursos tecnológicos mais atuais. Verificou-se que os estudantes estão mais empolgados com as atividades tecnológicas atuais, sendo para lazer ou como ferramenta de estudo. Destaca-se a importância de uso das novas tecnologias em prol da expansão da pratica de ensino do professor, todavia é preciso destacar que existem diversas linguagens de ensino que devemos aplicar nas aulas de acordo com o perfil de cada turma, expandindo nossas ferramentas de ensino com diferentes linguagens de ensino.
Descrição:
OLIVEIRA, H. C. Jogos eletrônicos e as categorias de análise geográficas: uma perspectiva Far Cry 4, tomando como referência as aulas de geografia do Proenem/uepb. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).– Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.