Resumo:
O presente estudo analisa as experiências vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado em Geografia III, componente curricular do curso de licenciatura plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. Foi realizado em uma turma de 3° ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral (ECI) Cícero dos Anjos, localizada no município de São Vicente do Seridó-PB, e teve como objetivo analisar a importância do uso da música nas aulas de Geografia para dinamizar e tornar mais concreto o conhecimento geográfico. Para alcançar os objetivos foi desenvolvido uma sequência didática e desenvolvidas atividades lúdicas nas aulas, com a utilização de três letras de músicas: “Parabolicamará”, de Gilberto Gil; “Globalização”, de Guilherme Durans; e “Disneylândia”, dos Titãs, para trabalhar os conteúdos geográficos referentes à globalização mundial, que estão presentes nas suas letras. Os resultados obtidos foram satisfatórios, devido à forma como o projeto foi desenvolvido, dando oportunidade aos alunos de participar ativamente das aulas, como também em relação à busca por um melhor ensino e aprendizagem para a Geografia, tornando conteúdos do livro didático outrora abstratos em conhecimento vivo, eivado de significados.
Descrição:
MORAIS, M. A. S. Aprendendo geografia com música: uma proposta lúdica para entender o mundo globalizado. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.