Resumo:
O ensino tradicional pela memorização precisa passar por algumas adaptações, as novas metodologias, na escola, são pensadas para auxiliar no aprendizado dos alunos. Na atualidade se vivencia um grande avanço no que tange às tecnologias digitais de informação e comunicação – TDICs, essas mudanças fazem com que se passe a questionar o uso das mesmas no contexto educacional, como também as práticas dos docentes. O objetivo deste trabalho é demonstrar que o uso de Google Earth pode potencializar o ensino-aprendizado de geografia no ensino básico, através da adesão dos mesmos pelos professores em sala de aula. Esse trabalho é um artigo teórico, para o desenvolvimento do mesmo foi realizado uma revisão bibliográfica com artigos publicados nos últimos cinco anos que abordam o tema, além do uso de livros e documentos oficiais. Nos dias atuais o uso de aparelhos eletrônicos com internet pelas crianças e adolescentes é cada vez maior, desta forma, o professor precisa pensar em formas de atrair a atenção dos alunos, para isso é necessário ir para além dos livros, quadro, papel e lápis, o professor precisa entender a realidade que os alunos estão inseridos, e pensar em novas metodologias para atrair a atenção dos alunos para que o conteúdo seja aprendido. Nesse sentido, o uso da plataforma Google Earth nas aulas traz inovação e motivação para as aulas de geografia, melhora a compreensão do assunto por parte dos alunos, amplia as possibilidades de ministrar o conteúdo e consegue manter os alunos interessados por mais tempo na aula.
Descrição:
SILVA, V. B. O uso da plataforma Google Earth como potencializador da disciplina de geografia no ensino básico. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.