Resumo:
A proposta deste trabalho é demonstrar a importância de se discutir sobre o ateísmo e a crítica à religião no ensino de filosofia. O objetivo consiste em examinar como o debate historiográfico sobre a irreligiosidade auxilia na formação crítica dos alunos secundaristas e universitários, contribuindo para a desconstrução do dogmatismo e da ojeriza religiosa direcionada à filosofia. A metodologia inclui reflexões de cunho científico-filosófico, especulando as consequências da religiosidade no nível de educação, e salientando a intromissão que era própria da filosofia antiga nas questões concernentes aos deuses e à religião. Os resultados das pesquisas mais recentes indicam que a instrução da juventude nas ciências humanas e naturais frequentemente resulta em uma consternação com as crenças do núcleo familiar. A conclusão, portanto, é de que o professor de filosofia não deve se esquivar de uma análise crítica dos textos religiosos e teológicos, nem subestimar a vulnerabilidade precocemente transmitida pela religião.
Descrição:
DINIZ, J. N. S. Ateísmo e crítica à religião no ensino de filosofia. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.