Resumo:
A presente pesquisa investiga o uso dos jogos eletrônicos, em especial o Minecraft, como uma
ferramenta educacional no ensino de Geografia. Dada a crescente presença das Novas
Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no ambiente escolar, e o papel relevante
que computadores e smartphones desempenham na educação moderna. O estudo explora como
essas tecnologias, principalmente em escolas públicas, enfrentam desafios e desigualdade de
acesso. O trabalho foca na metodologia game-based learning, que visa aumentar o
engajamento dos alunos por meio da transformação de conteúdos escolares em experiências
interativas. O Minecraft, por seu formato de “mundo aberto”, permite que os estudantes
explorem o ambiente virtual livremente, o que favorece o aprendizado de conceitos geográficos
como cartografia e noções de espaço, além de estimular a criatividade e a aprendizagem ativa.
O estudo revisa obras que examinam o uso do Minecraft na educação, especialmente em
Geografia, analisando sua eficácia, seus benefícios pedagógicos e suas dificuldades. O objetivo
é demonstrar como a familiaridade dos alunos com tecnologias pode ser usada para aprofundar
a compreensão dos conteúdos geográficos, promovendo uma experiência educacional mais
contextualizada e significativa.
Descrição:
MELO, Rawanny Araújo de. Utilização do jogo Minecraft enquanto recurso didático na geografia escolar: revisão de literatura. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.