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A presente pesquisa investiga o uso dos jogos eletrônicos, em especial o Minecraft, como uma
ferramenta educacional no ensino de Geografia. Dada a crescente presença das Novas
Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no ambiente escolar, e o papel relevante
que computadores e smartphones desempenham na educação moderna. O estudo explora como
essas tecnologias, principalmente em escolas públicas, enfrentam desafios e desigualdade de
acesso. O trabalho foca na metodologia game-based learning, que visa aumentar o
engajamento dos alunos por meio da transformação de conteúdos escolares em experiências
interativas. O Minecraft, por seu formato de “mundo aberto”, permite que os estudantes
explorem o ambiente virtual livremente, o que favorece o aprendizado de conceitos geográficos
como cartografia e noções de espaço, além de estimular a criatividade e a aprendizagem ativa.
O estudo revisa obras que examinam o uso do Minecraft na educação, especialmente em
Geografia, analisando sua eficácia, seus benefícios pedagógicos e suas dificuldades. O objetivo
é demonstrar como a familiaridade dos alunos com tecnologias pode ser usada para aprofundar
a compreensão dos conteúdos geográficos, promovendo uma experiência educacional mais
contextualizada e significativa. |
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