UEPB - Repositório Digital

Utilização do jogo Minecraft enquanto recurso didático na geografia escolar: revisão de literatura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Melo, Rawanny Araújo de
dc.date.accessioned 2024-12-06T11:45:49Z
dc.date.available 2024-12-06T11:45:49Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33196
dc.description MELO, Rawanny Araújo de. Utilização do jogo Minecraft enquanto recurso didático na geografia escolar: revisão de literatura. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa investiga o uso dos jogos eletrônicos, em especial o Minecraft, como uma ferramenta educacional no ensino de Geografia. Dada a crescente presença das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no ambiente escolar, e o papel relevante que computadores e smartphones desempenham na educação moderna. O estudo explora como essas tecnologias, principalmente em escolas públicas, enfrentam desafios e desigualdade de acesso. O trabalho foca na metodologia game-based learning, que visa aumentar o engajamento dos alunos por meio da transformação de conteúdos escolares em experiências interativas. O Minecraft, por seu formato de “mundo aberto”, permite que os estudantes explorem o ambiente virtual livremente, o que favorece o aprendizado de conceitos geográficos como cartografia e noções de espaço, além de estimular a criatividade e a aprendizagem ativa. O estudo revisa obras que examinam o uso do Minecraft na educação, especialmente em Geografia, analisando sua eficácia, seus benefícios pedagógicos e suas dificuldades. O objetivo é demonstrar como a familiaridade dos alunos com tecnologias pode ser usada para aprofundar a compreensão dos conteúdos geográficos, promovendo uma experiência educacional mais contextualizada e significativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Angélica Mara de Lima Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Jogos eletrônicos pt_BR
dc.subject Minecraft pt_BR
dc.title Utilização do jogo Minecraft enquanto recurso didático na geografia escolar: revisão de literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta