UEPB - Repositório Digital

O eixo da oralidade nas aulas de língua portuguesa: o (des) encontro discursivo entre a BNCC e o livro didático

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Mariane Sousa
dc.date.accessioned 2024-12-06T11:50:56Z
dc.date.available 2024-12-06T11:50:56Z
dc.date.issued 2024-11-06
dc.identifier.other CDD 469.07
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33197
dc.description ANDRADE, Mariane Sousa. O eixo da oralidade nas aulas de língua portuguesa: o (des) encontro discursivo entre a BNCC e o livro didático. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Por muito tempo, o foco para o ensino e aprendizagem estava, predominantemente, nos aspectos gramaticais, na leitura e na produção de textos escritos, conforme estabelecido em Júnior (2016). Pesquisadores como Marcuschi (2001), Geraldi (1984), entre outros, passaram a problematizar e a investigar aspectos linguísticos relacionados à oralidade. Assim, o referido eixo ganha visibilidade e passa a ser considerado objeto de ensino. Diante disso, será que apesar dos esforços no que tange à importância de um trabalho sistematizado com a oralidade em sala de aula, visto que o desenvolvimento de tais habilidades são essenciais para as práticas comunicativas em várias esferas da vida do indivíduo, são contempladas nas atividades propostas pelos livros didáticos de Língua Portuguesa? Para respondermos esta pergunta, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar como a oralidade está contemplada no livro didático de língua portuguesa do 9° ano do Ensino Fundamental (Anos Finais). Teoricamente, a pesquisa ancora-se nos trabalhos desenvolvidos por Marcuschi (2008), ao discutir a importância dos gêneros para o ensino de línguas; Schneuwly e Dolz (2010), ao contemplar a escrita e a oralidade como componentes essenciais para uma abordagem linguística, entre outros. Além disso, ancoramos nossa análise nos PCN e na BNCC, respectivamente, documentos orientadores e normativos da educação nacional, (Brasil 1998; 2018), ao estabelecerem o status que a oralidade pode/deve ocupar nas aulas de Língua Portuguesa. Metodologicamente, este estudo está situado no campo da Linguística Aplicada (LA) com abordagem qualitativa, descritiva, documental e bibliográfica (Gil, 1999). Os resultados apontam que as habilidades da BNCC vêm sendo contempladas nas atividades do referido eixo, mas é crucial que o professor adapte-as pensando nos campos de atuação e nas situações sociais que os alunos precisarão ter domínio. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Anilda Costa Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Eixo da Oralidade pt_BR
dc.subject Aulas de Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject BNCC pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title O eixo da oralidade nas aulas de língua portuguesa: o (des) encontro discursivo entre a BNCC e o livro didático pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta