Resumo:
Este trabalho objetiva compreender quais os fatores que levam ao abandono, à reprovação e à evasão nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I na licenciatura em matemática. Os desafios para a permanência e conclusão do curso de Licenciatura em Matemática envolvem principalmente as dificuldades enfrentadas na aprendizagem do cálculo. Destaca-se, neste trabalho, as dificuldades no ensino e aprendizagem dessa disciplina, os quais envolvem aspectos referentes à Educação Básica, que acarretam em dificuldades no Ensino Superior. Além destes, discute-se sobre o ensino dessa disciplina no Ensino Superior, provocando reflexões sobre as metodologias de ensino utilizadas nesse âmbito. A abordagem metodológica utilizada nessa pesquisa foi qualitativa, com a aplicação de dois questionários, sendo um respondido por 24 alunos do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública na Paraíba, e outro por dois professores que já lecionaram a disciplina no referido curso. Dentre os principais achados, tem-se que é consensual que o Cálculo Diferencial e Integral tem relevância na formação de futuros professores de matemática, compreendida como uma ferramenta matemática de apresentar possibilidades diversas aos acadêmicos, objetivando a realização de análise de fenômenos matemáticos do seu cotidiano. Contudo, os resultados deste estudo apontam que a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I apresenta alguns pontos que poderiam ser aprimorados para reduzir a quantidade de alunos em situação de abandono, reprovação e evasão, dentre eles, destacam-se o aumento da carga horária da disciplina, a oferta de uma disciplina de pré-cálculo, o uso de tecnologias digitais no âmbito da disciplina e a ampliação da participação dos alunos nas monitorias. Concluímos que este estudo apresenta contribuições ao sugerir alternativas para melhorar a permanência e o desempenho dos alunos na disciplina, enfrentando a reprovação e o abandono.
Descrição:
LUCENA, Jackeline da Silva. DESAFIOS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ANÁLISE DE FATORES DE ABANDONO, REPROVAÇÃO E EVASÃO NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I. Patos: 12 de novembro de 2024