dc.description.abstract |
A Matemática é uma ciência em construção, embasados nisso, decidimos explorá-la
como tal. Portanto, optamos por trabalhar com os “tijolos” da Matemática, os números
primos, dos quais tomamos para esta missão dois problemas em aberto da Teoria dos
Números, a Conjectura de Goldbach e a Hipótese de Riemann. Com o objetivo de
motivar estudantes de licenciatura, professores da educação básica, professores de
ensino superior e pesquisadores a explorar o “desconhecido", e apresentar este
desconhecido para seus alunos, fizemos uma revisão bibliográfica para abordar a
construção histórica desses problemas, e os avanços feitos na tentativa de
demonstrá-los, esperamos conseguir desmistificar a visão distorcida que muitos tem
acerca da Matemática, de que ela é uma Ciência acabada e que tudo nela já está
solucionado e que não há mais nada a ser desenvolvido, claro que já obtivemos muitos
resultados, mas não há sentido em nos contentarmos apenas com eles, a Matemática
está viva e temos a chance de explorá-la, ou pelo menos conhecê-la. Nosso intuito
neste trabalho não é oferecer provas rigorosas, mas sim, incentivar a pesquisa
matemática e divulgar o conhecimento. |
pt_BR |