Resumo:
A ozonioterapia é uma terapia complementar oficialmente incorporada ao Sistema Único de
Saúde (SUS) pelo Ministério da Saúde, e é creditada com vários benefícios. Na área da
odontologia, sua regulamentação ocorreu em 2015, sendo uma terapia que oferece uma
variedade de aplicações em diversas especialidades, como por exemplo: ação
antimicrobiana, anti-inflamatória e bioestimuladora. Atualmente, existem três formas de
aplicação disponíveis, sendo estas a água ozonizada, óleo ozonizado e gás ozônio, todas
atendendo às diversas necessidades clínicas. Nesse contexto, o presente estudo teve como
objetivo avaliar o conhecimento dos estudantes regularmente matriculados no curso de
odontologia de uma universidade pública sobre os benefícios da ozonioterapia. Os dados
foram coletados por meio da aplicação de questionários físicos contendo perguntas objetivas,
elaboradas com base em variáveis pré-determinadas. Observou-se que, maior parte dos
alunos do segundo ciclo do curso (6º ao 9º período), recebeceram informações sobre a
ozonioterapia em algum momento de sua vida acadêmica (69,7%) e apresentaram um melhor
desempenho quando comparados aos alunos do priemeiro ciclo do curso (2º ao 5º período).
Estudos adicionais devem ser conduzidos para avaliar o nível de conhecimento dos alunos
dos cursos de odontologia em universidades de todo o Brasil, tendo em vista que os alunos
entrevistados que tiveram a experiência com aulas sobre ozoniotepia apresentaram um
conhecimento expressivo, demonstrando que a inserção do tema na graduação é válida e traz
bons resultados, uma vez que ela se destaca como uma terapia complementar valiosa em
várias especialidades odontológicas.
Descrição:
MADUREIRA, Dáfany Inglyd Costa. Percepção de discentes do curso de Odontologia de instituição pública sobre a aplicação do ozônio na clínica odontológica. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.