Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo analisar o livro didático Ways: English for Life, destinado ao 6º ano do Ensino Fundamental, a fim de verificar se ele propõe uma abordagem comunicativa para o ensino de inglês como língua franca e se está alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no tocante ao eixo da oralidade. A pesquisa é de natureza bibliográfica, com enfoque na análise de conteúdo. Durante a análise, foi verificado se os conteúdos propostos pelo material estão alinhados à BNCC a partir de uma abordagem comunicativa. A investigação buscou oferecer uma visão crítica sobre a adequação do material didático, visando contribuir para a reflexão dos professores de língua inglesa acerca da eficácia do ensino de inglês. Os resultados indicam que o livro propõe uma visão sociointeracional da leitura e da escrita, incluindo técnicas de multiletramento, que reconhecem a relevância do letramento visual e digital na era contemporânea. No que diz respeito ao eixo da oralidade, o material didático destaca competências alinhadas à BNCC, propondo, assim, o desenvolvimento da competência comunicativa.
Descrição:
BERNARDINO, Gustavo de Paiva. O papel do livro didático na aprendizagem de língua inglesa no 6º ano do ensino fundamental. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.