dc.contributor.author |
Régis, Cíntia de Kássia Gomes |
|
dc.date.accessioned |
2014-04-03T13:18:45Z |
|
dc.date.available |
2014-04-03T13:18:45Z |
|
dc.date.issued |
2014-04-03 |
|
dc.identifier.other |
CDD 981 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3326 |
|
dc.description |
RÉGIS, C. de. K. G. Amanhecer Esmeralda de Ferréz: diálogos entre a lei 10.639/03 e a sala de aula. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo discute e analisa como são vistas as personagens negras na
Literatura Infantojuvenil depois da implementação da Lei nº 10.639/03 que
obriga as escolas públicas e privadas a incluírem em seus currículos escolares
o ensino da História e Cultura Africanas. Percebemos ainda como problema o
fato de muitas escolas não respeitarem a Lei e continuarem por estereotipar o
papel do negro enquanto personagens de histórias infanto juvenis. Por outro
lado iremos analisar o trabalho de quem valoriza a cultura negra, como Ferréz
que nos traz em seu livro, Amanhecer Esmeralda, uma visão positiva e elevada
de como a beleza negra pode ser valorizada. Utilizamos também autores como:
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais
e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira (2005), Jovino (2006),
Costa (2009), Bakhtin (1992) e Oliveira (2008). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Eveline Alvarez dos
Santos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infanto-juvenil |
pt_BR |
dc.subject |
História afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Valorização racial |
pt_BR |
dc.title |
Amanhecer Esmeralda de Ferréz: diálogos entre a lei 10.639/03 e a sala de aula |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |