dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo verificar a influência da Musicalização no processo de aquisição/apropriação da linguagem da criança. Para isso, partimos da seguinte questão: quais aspectos da aquisição da linguagem são desenvolvidos por meio da musicalização? O mesmo constitui-se de estudo qualitativo do tipo bibliográfico que dialoga com diversas temáticas relacionadas à aquisição da linguagem, tendo como suporte Lorandi, Cruz e Scherer (2011), Sel (2012), Grolla e Silva (2014) e Goulart e Mata (2016), e da musicalização, como Toshi et al. (2015) Costa (2013), Nassif (2008), Bianchi (2020) e Cruz e Kawakami (2024). Como resultado, concluiuse
que a musicalização é um importante instrumento de desenvolvimento da linguagem, oral, escrita, corporal, emocional etc., sendo essas relações já orientadas nas diretrizes da educação nacional, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (2017). Assim sendo, cabe aos educadores, desenvolver estratégias educacionais
que possam trazer a multiplicidade de habilidades que a música possibilita, e que denota aspectos estéticos, sensoriais e cognitivos. |
pt_BR |