dc.contributor.author |
Faustino, Maria Mychele Soares |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-12T13:13:33Z |
|
dc.date.available |
2024-12-12T13:13:33Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-14 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 510.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33285 |
|
dc.description |
FAUSTINO, Maria Mychele Soares. A interseção da inspiração poética e o pensamento matemático: inspirações para o ensino. 2024. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A interseção entre pensamento matemático e a inspiração poética parece ser um fenômeno que não dialoga com a sala de aula, especificamente com a matemática. Posto isso, desenvolveu-se uma investigação, por meio de uma intervenção poética, para averiguar a importância da interseção entre pensamento matemático e a inspiração poética no contexto do ensino-aprendizado da prática docente em matemática. Partindo desta perspectiva interdisciplinar, a intervenção poética realizada, consistiu em uma pesquisa qualitativa e etnográfica realizada com 18 alunos do 4º período da graduação em licenciatura plena em matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no Campus VII, localizado na cidade de Patos-PB. Enquanto método de pesquisa etnográfica este trabalho aborda um relato de experiência relacionado ao tema e apontamentos observacionais de uma intervenção poética de prática pedagógica interdisciplinar do uso do pensamento matemático e da inspiração poética. No que tange a metodologia qualitativa, foi realizado um questionário online de perguntas com aplicação em dois momentos: um pré-teste e um pós-teste. Ambos com finalidade de analisar as percepções do grupo pesquisado. A análise da interseção entre matemática e poesia desta intervenção interdisciplinar, foi realizada com base nas respostas e fatos coletados em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi realizar um apanhado acerca da percepção do uso da poesia no contexto do ensino-aprendizado de matemática e os dados da referida pesquisa apontam para a eficácia da vivência interdisciplinar do uso da inspiração poética enquanto instrumento mobilizador de aprendizagem significativa no contexto das aulas de matemática. Com esta pesquisa esperamos contribuir com os pesquisadores da temática da interdisciplinaridade no contexto escolar, bem como também, com os professores de matemática e demais atores sociais envolvidos no processo do aprender significativamente, oferecendo assim, um recurso possível de intervenção no âmbito da prática docente. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e aprendizagem - Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Pensamento matemático |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenção poética |
pt_BR |
dc.title |
A Interseção da Inspiração Poética e o Pensamento Matemático: inspirações para o ensino |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |