Resumo:
Este estudo apresenta uma abordagem sobre a presença da SHEIN no mercado de moda e vestuário e seus efeitos sobre as micro e pequenas empresas. Com estratégias de marketing focadas em uma ampla variedade de produtos, preços competitivos e uma forte presença digital, a fast fashion chinesa rapidamente consolidou-se como uma grande concorrente para as empresas locais. A pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos causados pela presença pervasiva da SHEIN nas micro e pequenas empresas de moda e vestuário, explorando as estratégias de marketing da marca, as percepções das empresas sobre esses efeitos e as estratégias adotadas para se adaptarem e se manterem competitivas. Para tanto, utiliza uma abordagem qualitativa, com a realização de pesquisa de campo, incluindo entrevistas com empreendedores, observação das redes sociais de suas empresas e análise documental. Os resultados revelam que a SHEIN utiliza estratégias de marketing eficazes, assegurando vantagem competitiva e gerando desafios para as empresas locais ao influenciar o comportamento de compra dos consumidores, que passaram a priorizar a marca em suas compras. Além disso, a marca chinesa impactou as vendas, impulsionando o comércio online, mas, em contrapartida, contribuiu para a queda nas vendas físicas, afetando a sustentabilidade das empresas locais. Em resposta, essas empresas adaptaram e diversificaram suas abordagens para enfrentar o cenário competitivo, adotando estratégias promocionais, de fidelização, de precificação e de inovação de produtos. Por fim, os resultados dessa pesquisa proporcionam às empresas uma compreensão aprofundada dos efeitos da presença da SHEIN, incentivando a formulação de estratégias mais assertivas frente aos desafios do mercado.
Descrição:
FERREIRA, Estéfanny Lorrane Minervino. Efeitos da presença pervasiva da SHEIN sobre micro e pequenas empresas de moda e vestuário. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.