Resumo:
No Brasil existe uma carência educacional financeira significativa da população, tornando-os menos suscetíveis a terem boas práticas e a tomarem melhores decisões financeiras, indicando a predominância de fatores irracionais. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa consiste em analisar a influência dos fatores emocionais nas decisões de consumo dos alunos bolsistas da UEPB. Para tal, foi utilizado uma metodologia caracterizada como pesquisa descritiva de levantamento, sendo de caráter quantitativo, desenvolvida através de questionários. Os resultados apontam que pelo menos 60% dos alunos possuem um conhecimento básico em educação financeira, fazendo com que tomem por vezes decisões eficientes e que metade dos estudantes sofrem com a influência dos fatores emocionais em suas decisões de consumo, induzindo a gastos desnecessários, além disso, o curso de administração demonstrou ter um melhor desempenho na gestão do auxílio estudantil. Concluiu-se que através da alfabetização financeira possamos ter jovens aptos a tomarem decisões econômicas eficazes e reduzir a influência negativa das emoções em suas finanças.
Descrição:
LUCENA, Natan Bueno de Oliveira. Educação financeira dos estudantes universitários: um estudo sobre a influência dos fatores emocionais nas decisões de consumo de alunos bolsistas da UEPB. 2024. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.