Resumo:
Esse trabalho tem o objetivo de investigar os limites e as possibilidades da utilização das Tecnologias Digitais (TD) para o ensino e aprendizagem do conteúdo de função afim. Ao tratarmos de TD, nos referimos aos softwares e aplicativos que facilitam a manipulação de dados e o uso de ferramentas tecnológicas no ensino. Neste trabalho foi realizada uma pesquisa qualitativa, com alunos(as) do curso Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública, localizada na Paraíba-PB. Assim, foram realizadas atividades envolvendo o conteúdo de função afim, buscando a utilização das TD para a resolução e exploração de problemas. Dessa forma, buscou-se utilizar o software GeoGebra para atingir os objetivos da pesquisa, evidenciando seus limites, e suas potencialidades para as aulas de Matemática. Os resultados apontam as contribuições da utilização das TD, em especial do GeoGebra, para a exploração das representações algébricas e gráficas da função afim, proporcionando um estudo mais aprofundado. Diante disso, concluímos que a inserção da TD, como o GeoGebra, na Educação Matemática é importante para a formação de professores, evidenciando seu potencial pedagógico.
Descrição:
SILVA, Jeilson Batista. O uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: potencialidades do software GeoGebra no ensino de função afim. 2024, 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.