Resumo:
Na era da informação do século XXI, a digitalização tem transformado a dinâmica dos negócios no mercado financeiro, impulsionando inovações que remodelam a oferta de produtos e serviços ao público. Nesse contexto, surgem as fintechs, empresas que combinam tecnologia e inovação em plataformas digitais, proporcionando soluções financeiras mais simplificadas e ágeis. A popularização dessas instituições está diretamente relacionada às novas exigências e comportamentos dos consumidores. Este trabalho tem como objetivo investigar os principais fatores que influenciam a adesão às fintechs no setor financeiro, com base nos cinco atributos de inovação propostos pela Teoria da Difusão de Inovações de Everett Rogers. A metodologia adotada classifica-se como descritiva, exploratória e aplicada, com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica, seguida da aplicação de um questionário estruturado aos discentes do curso de Administração, campus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Para a análise de dados, foram utilizadas técnicas de análise de conteúdo para as questões qualitativas e estatística descritiva para as questões quantitativas. Nos resultados, os atributos de vantagem relativa e complexidade foram avaliados pelos consumidores como os principais fatores condicionantes para a adoção das fintechs no setor financeiro conforme a teoria da difusão de inovações de Everett Rogers. Conclui-se que, para aumentar a taxa de adoção, as fintechs devem investir em melhorias contínuas e inovadoras em suas aplicações atuais e futuras, criando estratégias que destaquem os benefícios e a facilidade de uso, atendendo às demandas dos consumidores.
Descrição:
CARVALHO, Polyanna Soares de. Adoção das fintechs no setor financeiro: uma análise sob a ótica da teoria da difusão de inovações de everett rogers. 2024. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.