dc.description.abstract |
Este artigo busca refletir sobre o ensino de língua portuguesa, especificamente o
ensino de gramática, e será realizado a partir de teorias que procuram elucidar o
assunto, tais como: Antunes (2003), Geraldi (2006)-(1996), Possenti (1996),
Travaglia (2009), e de observações práticas em sala de aula. Nosso objetivo
principal é apresentar como acontece o ensino de gramática, especificamente no
segundo ano do ensino médio, da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio,
Professora Maria Gertrudes de Carvalho Neves, localizada na cidade de Caiçara –
Paraíba. A partir da relação feita entre o plano de aula da professora titular de língua
portuguesa e a aula ministrada pela mesma, detectar quais são os objetivos do
ensino de língua materna, juntamente com as concepções de linguagem e de
gramática, os tipos de ensino de língua que são desenvolvidos durante a aula. Com
isso, mostraremos a importância do ensino da língua portuguesa, para falantes
nativos do português. |
pt_BR |