dc.contributor.author |
Medeiros, Maria Rivania Morais de |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-17T10:52:12Z |
|
dc.date.available |
2024-12-17T10:52:12Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-17 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33389 |
|
dc.description |
MEDEIROS, M. R M. Literatura no ensino médio: práticas pedagógicas que promovem encatamento e criticidade em relação aos textos literários. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português), Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo fazer um estudo sobre a literatura no Ensino Médio: práticas pedagógicas que promovem encantamento e criticidade em relação aos textos literários por meio das narrativas abordando o significado do letramento literário e sua importância no contexto escolar, além de teorizar sobre o gênero romance e suas contribuições no ensino da literatura no ensino médio. Para tanto, foram propostas algumas estratégias práticas para o ensino da literatura em sala de aula, com base em pesquisa bibliográficas os estudos foram baseados nos vieses dos autores como: Almeida (2014), Candido (2006), Zinani e Santos (2002), Lima (2012), dentre outros. Por meio desse trabalho pode-se perceber que o ensino da literatura é essencial em sala de aula, visto que promove um melhor entendimento do contexto social, porém o que se observa é que a leitura na íntegra e a análise das obras são deixadas em segundo plano, devido ao tempo hábil disponível. Percebe-se, então, a necessidade de os educadores buscarem novas formas de aplicabilidade na prática das teorias estudadas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Fábio Pereira Figueiredo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.title |
Literatura no ensino médio: práticas pedagógicas que promovem encantamento e criticidade em relação aos textos literários |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |