UEPB - Repositório Digital

Literatura no ensino médio: práticas pedagógicas que promovem encantamento e criticidade em relação aos textos literários

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Medeiros, Maria Rivania Morais de
dc.date.accessioned 2024-12-17T10:52:12Z
dc.date.available 2024-12-17T10:52:12Z
dc.date.issued 2024-12-17
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33389
dc.description MEDEIROS, M. R M. Literatura no ensino médio: práticas pedagógicas que promovem encatamento e criticidade em relação aos textos literários. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português), Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo fazer um estudo sobre a literatura no Ensino Médio: práticas pedagógicas que promovem encantamento e criticidade em relação aos textos literários por meio das narrativas abordando o significado do letramento literário e sua importância no contexto escolar, além de teorizar sobre o gênero romance e suas contribuições no ensino da literatura no ensino médio. Para tanto, foram propostas algumas estratégias práticas para o ensino da literatura em sala de aula, com base em pesquisa bibliográficas os estudos foram baseados nos vieses dos autores como: Almeida (2014), Candido (2006), Zinani e Santos (2002), Lima (2012), dentre outros. Por meio desse trabalho pode-se perceber que o ensino da literatura é essencial em sala de aula, visto que promove um melhor entendimento do contexto social, porém o que se observa é que a leitura na íntegra e a análise das obras são deixadas em segundo plano, devido ao tempo hábil disponível. Percebe-se, então, a necessidade de os educadores buscarem novas formas de aplicabilidade na prática das teorias estudadas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Fábio Pereira Figueiredo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.title Literatura no ensino médio: práticas pedagógicas que promovem encantamento e criticidade em relação aos textos literários pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta